Neste mês é homenageado um dos santos mais admirados e representativos, que exaltou a Oração da Paz e pregou a humildade e fraternidade: São Francisco de Assis.
Nascido em 1181 no Ducado de Assis, na atual Itália, filho de um notável comerciante de tecidos, foi batizado como Giovanni di Pietro Di Bernardone. Devido ao seu pai estar na França em viagem de negócios quando o filho nasceu, ao chegar resolveu rebatizá-lo Francisco (Francesco em italiano).
Francisco era um jovem vaidoso e ingressou na guerra contra Perugia, onde foi capturado e esteve preso por um ano. Sua saúde foi duramente abalada pela malária crônica mas neste período de isolamento pôde refletir sobre sua fé e vocação.
Em 1206, enquanto orava na capela de São Damião em Assis, ouviu o chamado de Deus: “Vá, Francisco, e restaure a minha igreja”. Atendeu servindo na reconstrução das igrejas do ducado porém a maior transformação foram suas ações de dedicação aos pobres e doentes que se destacaram. Aos poucos formou a Ordem dos Frades Menores com o apoio do Vaticano, atualmente denominados franciscanos.
Com o hábito de contar as passagens cristãs em parábolas, ficou muito marcante a primeira vez na história em que representaram um Presépio Vivo do nascimento do Menino Jesus segundo o Evangelho com cenário, moradores locais interpretando os personagens e os animais como permanece assim em nosso imaginário até hoje.