PUBLICIDADE

Como você tem olhado ao seu redor?

Thaís Freitas | 04/10/2024 17:56
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quando minha família se transferiu por dois anos para Roma, em 1990, em uma cidade que naquela época sabíamos somente que iríamos nos surpreender com a rica e variada gastronomia, viver em um museu à céu aberto cheio de milenares histórias e aprender aquele idioma tão cheio de musicalidade como é o italiano. Ao me deparar com aquela imensidão, encontrei a certeza eu tinha que respirar tantas novidades daquele mundão tão novo para mim.

No entanto aquela viagem para o Antigo Continente mudaria toda a minha visão sobre a minha vida e sobre o mundo! Estar na Itália por um tempo determinado, uma licença com prazo para se encerrar, me deu a ideia que tínhamos um período muito curto para absorver o tanto que a experiência poderia me proporcionar.

Ser estrangeira me ensinou a ter urgência em apreciar tudo ao meu redor e a admirar tudo com “olhos de turista”, como costumo dizer. Olhar de encanto pelas belezas naturais divinas e as artificiais construídas pelas mãos dos homens.

Urgência em fotografar com a retina as ruas, castelos, palácios, quadros, comidas, flores, trânsito caótico, expressão das pessoas, a beleza e a feiura de cada cenário... E os cheiros? E os sabores? Não existiam tantas caixas para caber tanto porque em breve estaria longe daquele país e já estava muito apaixonada por tudo da Itália!

Este modo que encontrei para guardar dentro de mim aquela experiência que era temporária, mas eu já sabia que iria me marcar para sempre, e assim deste modo, até hoje quando estou na cidade em que moro hoje ou algum novo lugar que visitando.

Como você tem olhado ao seu redor? A vida existe nestes momentos! Tente enxergar com “olhos de turista” também a sua vida quotidiana, mesmo no seu bairro, mesmo a paisagem rotineira, naquela fruta ou comida que tem o sabor do lugar, os personagens que fizeram e fazem parte da sua redondeza com curiosidade, , com a história em cada pedacinho ao seu redor procurando se surpreender com o extraordinário e com o incrível ordinário!

mais notícias
PUBLICIDADE