PUBLICIDADE

Veterinário flagra garça com copo de plástico preso ao pescoço: 'Fruto da irresponsabilidade das pessoas'

Terra | 04/12/2024 22:34
Foto: Reprodução/Instagram/@jefveterinario
Foto: Reprodução/Instagram/@jefveterinario

Jeferson Pires disse que viu o animal na última segunda-feira, 2, tentou resgatá-lo, mas não conseguiu

Um médico veterinário flagrou uma garça com um copo plástico de refrigerante preso ao pescoço na última segunda-feira, 2, próxima ao Rio Morto, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Jeferson Pires, que também é biólogo especializado em clínica e cirurgia de animais selvagens, fez um relato nas redes sociais sobre o episódio e publicou fotos do animal. Segundo o profissional, ele chegou a tentar capturar a garça para ajudar, mas não conseguiu.

"A tristeza de infelizmente ver hoje uma garça moura - ardea cocoi, a nossa maior espécie de garça com um copo plástico de guaraná preso ao pescoço. Ainda parei o carro para tentar capturar, mas a mesma voou para o alto de uma árvore", disse.

"Provavelmente irá morrer de fome já que o copo não irá deixar ela deglutir seu alimento. Fruto da irresponsabilidade das pessoas que fazem descarte errado e jogam seus lixos em locais irregulares mesmo sendo uma grande cidade que possui sistema de coleta de lixo", continuou.

Pires também desabafou dizendo que já removeu de animais sacolas plásticas, linhas de pesca, embalagens diversas e até a cabeça de um boneco do estômago de um jacaré. 

"Vale lembrar que os que chegam ao meu atendimento não devem ser um centésimo dos que são realmente afetados, grande parte se isola e morre sem que alguma pessoa consiga resgatar. Uma morte lenta e sofrida que afeta milhões de animais no mundo todo, todos os dias. Rezando para que essa tenha alguma 'sorte' e antes de morrer consiga ser resgatada para que eu possa remover mais um lixo de um animal selvagem", finalizou o veterinário.

Em nota ao Terra, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que acompanha o caso, junto da Patrulha Ambiental. "As equipes da patrulha estão monitorando o animal há quase três dias. Mas infelizmente ainda sem sucesso no resgate porque a própria ave levanta voo quando os técnicos tentam qualquer tipo de aproximação. Estamos também em contato com biólogos e veterinários e seguimos acompanhando o animal até que ele permita aproximação da equipe e/ou que consigamos efetuar o resgate em segurança para todos", disse.

Fonte: Redação Terra

mais notícias
PUBLICIDADE