A partir do fim de semana, calor forte que acontece desde fevereiro perde força
O avanço de uma frente fria pelo Brasil ao longo deste fim de semana deve pôr fim à onda de calor que atua no país desde o fim de fevereiro. A previsão é que o sistema traga alívio para as regiões mais afetadas pelo calor extremo, segundo o Climatempo. Também há possibilidade de chuva e redução de temperaturas.
A expectativa é que a frente fria comece a atuar na noite do sábado, 8, no Sul do país, começando pelo Rio Grande do Sul. Ao longo do fim de semana, ela se estende em direção ao Sudeste, e chega de vez à região na segunda-feira, 10.
Existe ainda a possibilidade de temporais isolados no RS, mas o calor ainda deve persistir durante o dia. No domingo, 9, a frente fria pode provocar temporais nos três estados do Sul.
Quando termina a onda de calor?
A onda de calor continua até domingo, 9. Isso porque a frente fria precisa se deslocar mais para quebrar o bloqueio atmosférico, que é responsável pela longa sequência de dias quentes.
Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que ficam em níveis médios da atmosfera. Eles são responsáveis por intensificar a circulação do ar de cima para baixo, e favorecem o calor, impedindo a formação de nuvens de chuva. Os bloqueios também dificultam o avanço de frentes frias pelo interior do país.
Essa é a quinta onda de calor neste ano que afeta boa parte dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste brasileiros.
Segundo o Climatempo, o fenômeno é responsável por deixar as temperaturas máximas de 5 a 7ºC acima da média em parte do Sul, em Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O fim de semana ainda deve ser de muito calor no Sudeste, com chuva apenas na segunda-feira, 10.
No Centro-Oeste, os próximos dias também devem ser quentes, mas a chuva pode chegar já no domingo à noite. É possível que a frente fria provoque chuva forte principalmente no Mato Grosso do Sul.
Fonte: Redação Terra