Combinação de datas podem render feriado de até 6 dias
Abril traz consigo um feriado nacional e diversos feriados locais e pontos facultativos, oferecendo oportunidades para descanso, viagens e celebrações.
O único feriado nacional em abril é o dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril. A data homenageia Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento que buscava a independência do Brasil de Portugal no século XVIII. Tiradentes é feriado em todo o território nacional.
Embora não seja feriado fixo, a Sexta-feira Santa deste ano cai no dia 18 de abril e é um feriado nacional, segundo a Lei Federal nº 9.093/1995.
A Sexta-feira Santa vai cair em uma sexta-feira (18), emendando com o feriado de Tiradentes, na segunda-feira (21). Essa combinação vai proporcionar um feriadão prolongado de quatro dias.
Além do feriado nacional de Tiradentes, alguns estados e municípios celebram feriados locais em abril. Em 23 de abril, por exemplo, é comemorado o dia de São Jorge no Rio de Janeiro, feriado estadual.
Desde 2008, o dia 23 de abril foi oficialmente declarado feriado estadual no Rio de Janeiro em homenagem a São Jorge. A lei, sancionada pelo governador em 05 de março do mesmo ano, institui o “Dia de São Jorge” como um dia de celebração em todo o estado, reconhecendo a importância cultural e religiosa da figura de São Jorge para a população fluminense.
Entre a Sexta-Feira Santa, comemorada no dia 18 de abril e o dia de São Jorge, no dia 23 do mês, serão 6 dias para descansar. Entenda o cálculo:
Sexta-feira Santa – 18 de abril (sexta-feira)
Final de Semana – 19 de abril (sábado)
Final de Semana – 20 de abril (domingo)
Dia de Tiradentes – 21 de abril (segunda-feira)
Emenda de feriados – 22 de abril (terça-feira)
Dia de São Jorge – 23 de abril (quarta-feira)