A Diretoria de Gestão e Planejamento em Saúde da Secretaria de Saúde de Maceió apresentou na tarde dessa terça-feira (8), ao Conselho Municipal de Saúde, o Relatório de Prestação de Contas referente ao 2º quadrimestre de 2024. O relatório apresentado é um importante instrumento de monitoramento e acompanhamento das políticas de saúde, contendo o montante de recursos aplicados no período em cada área técnica, as auditorias realizadas nos serviços de saúde conveniados e a execução da programação anual de saúde.
Sônia Moura, Diretora de Gestão e Planejamento em Saúde da SMS, apresentou a prestação de contas aos conselheiros e representantes das áreas técnicas da SMS e destacou os avanços alcançados pela gestão.
“No 2º quadrimestre de 2024 podemos destacar o reordenamento da Atenção Primária, com 78% das metas alcançadas, a implementação de 90% da Rede Cegonha, operacionalização da Atenção às Doenças Crônicas com 86% da metas, estruturação de 91% da Rede de Atenção Psicossocial e 100% da implementação da Assistência Farmacêutica”, destaca.
Durante a apresentação relativa ao 2º quadrimestre de 2024 também tiveram destaque os indicadores de proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV, a queda da taxa de mortalidade infantil, queda na taxa de gravidez na adolescência e as ações dos programas estruturantes como Brota na Grota, Saúde da Gente, Corujão da Saúde e manutenções prediais de Unidades de Saúde por meio da gestão compartilhada com o Instituto de Gestão Aplicada (IGA).
Ao final da apresentação, foi facultada a palavra para os Conselheiros de Saúde para que fossem feitas perguntas aos membros da mesa com o intuito de sanar dúvidas e para que sejam pensadas estratégias para melhorar cada vez mais o acesso aos serviços de saúde.