PUBLICIDADE

Di2win participa do XIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação, em Maceió

Assessoria | 13/11/2024 12:24

Referência nacional no segmento de hiperautomação de processos em negócios, assim como soluções de Inteligência Artificial (IA) e Gêmeos Digitais, a deep tech Di2win participa do XIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação, evento anual promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (NEPSI), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Centro Universitário de Maceió (UNIMA). Entre os destaques na edição deste ano, nesta quarta (13) e quinta (14), na UNIMA, na capital alagoana, a apresentação do artigo “Análises de gargalos em processos judiciais usando clusterização e mineração de processos” (Analysis of Bottlenecks in Legal Cases using Clustering and Process Mining).

O estudo tem autoria do Engenheiro de P&D, Vinícius Ferreira, com o suporte do professor-orientador e Head de P&D da startup, Byron Bezerra, a partir de base de dados de processos judiciais disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A morosidade nos processos judiciais é um desafio persistente para os sistemas de justiça em todo o mundo, sendo o Brasil um dos países mais afetados por esse problema. A crescente digitalização do judiciário e armazenamento de informações processuais abre portas para que técnicas de aprendizagem de máquina e mineração de processos possam trazer possíveis soluções para o entrave. O uso de técnicas como agrupamento, classificação e modelagem de processos pode contribuir para uma compreensão mais profunda do fluxo processual, oferecendo insights valiosos para aprimorar o sistema judicial”, destaca Vinicíus, que recentemente usou esse tema no seu trabalho de conclusão de curso em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (UPE).

“Após a apresentação dos resultados, planejamos incorporar aos nossos experimentos algumas estratégias sugeridas por revisores, as quais consideramos promissoras para a evolução da pesquisa, principalmente devido à complexidade e à natureza fragmentada do fluxo de processos no sistema judiciário. Além disso, pretendemos intensificar o contato com profissionais da área jurídica, buscando discutir e implementar soluções práticas baseadas nos insights obtidos”, completa o Engenheiro de P&D.

Aceleração do Google

A Di2win foi selecionada recentemente pelo Google para participar da primeira turma brasileira de aceleração com foco em IA, através do programa Accelerator. A iniciativa, que é fruto do Google for Startups, inclui ampla agenda que contempla entrevistas e análises de desafios até avaliação de um comitê interno do Google, com mentores de vários nichos de inovação e tecnologia, como Cloud e armazenamento de dados, e as sugestões mais assertivas para decolar o negócio.

Reconhecimento internacional

Com base em vasta experiência e resultados, a Di2win compartilhou sua expertise em dois grandes eventos científicos internacionais, este ano, levando o conhecimento e a criação brasileira a novas fronteiras: o CVPR (Computer Vision and Pattern Recognition Conference), em Seattle, nos Estados Unidos, e o ICDAR (International Conference on Document Analysis and Recognition), em Atenas, na Grécia. A deep tech também fez sua estreia na Aveiro Tech Week juntamente com o projeto Brazil Tech Days, há poucos dias, em Portugal.

mais notícias
PUBLICIDADE