Fenômeno mais recente, de magnitude 2,8, atingiu o condado de Monterey na tarde desta quarta-feira, 2. Não houve registro de feridos
O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, registrou três terremotos em menos de 12 horas. De acordo com o jornal Daily Mail, o terremoto mais recente, de magnitude 2,8, atingiu o condado de Monterey na tarde desta quarta-feira, 2. Não houve registro de feridos.
O fenômeno teve origem na Falha de San Andreas, que se estende por 1.287km ao longo da Califórnia. Assim, especialistas temem que a falha esteja atrasada para outro grande terremoto, o chamado 'Big One', que é um terremoto de magnitude 8 ou superior e, na ocasião, pode ser sentido por 39 milhões de pessoas na Costa Oeste.
Os dois terremotos próximos a São Francisco foram sentidos por quase 2 mil pessoas, de acordo com um relatório que permite aos moradores informarem autoridades sobre os tremores. O primeiro ocorreu em Dublin por volta das 19h58 (horário do leste dos EUA) na terça-feira, 1, e o segundo foi detectado perto de Orinda cerca de seis horas depois.
Ambos os tremores ocorreram ao longo da Falha de Calaveras, que faz parte do sistema da Falha de San Andreas e tem sido palco de terremotos moderados e grandes. Os últimos grandes terremotos na região ocorreram em 1857 e 1906, acompanhados de mortes e destruição das cidades.
Este ano, de acordo com o periódico, a Califórnia registrou 10.159 terremotos de magnitudes de até 4,6; 104 terremotos entre magnitudes 3 e 4 e 637 terremotos entre magnitudes 2 e 3.
Fonte: Redação Terra