O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) 2023, divulgado nesta quarta-feira, 4, mostrou que o Brasil ficou entre os piores participantes nas duas disciplinas que avaliam o desempenho dos estudantes do 4° e 8° anos do ensino fundamental.
Essa foi a primeira vez que o Brasil participou desse teste internacional. Em 2023, o levantamento contou, ao todo, com 650 mil alunos de 64 países. O TIMSS avalia a qualidade do ensino nas disciplinas de matemática e ciências.
Por meio de comunicado, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que as redes privada e federal de ensino alcançaram uma média de desempenho superior à geral brasileira em todas as etapas do estudo. “As escolas localizadas na zona urbana registraram média maior do que a das escolas rurais”, completou.
O TIMSS é dividido em quatro níveis e pontos de corte: avançado (625), alto (550), intermediário (475) e baixo (400). Além disso, os critérios de proficiência são os mesmos para todos os alunos, independentemente da série escolar, visando uma comparação direta entre os desempenhos dos estudantes de diferentes países e sistemas educacionais.
Matemática – 4º ano
Cingapura – 615
China (Taipé) – 607
Coreia do Sul – 594
Hong Kong – 594
Japão – 591
China (Macau) – 582
Lituânia – 561
Turquia – 553
Inglaterra – 552
Polônia – 546
Irlanda – 546
Romênia – 542
Holanda – 537
Letônia – 534
Noruega – 531
República Checa – 530
Suécia – 530
Bulgária – 530
Finlândia – 529
Austrália – 525
Alemanha – 524
Dinamarca – 524
Sérvia – 523
Bélgica – 521
Hungria – 520
Portugal – 517
Estados Unidos – 517
Chipre – 516
Eslováquia – 515
Eslovênia – 514
Itália – 513
Armênia – 513
Albânia – 512
Canadá – 504
Espanha – 498
Emirados Árabes Unidos – 498
Geórgia – 498
Azerbaijão – 494
Nova Zelândia – 490
Cazaquistão – 487
França – 484
Montenegro – 477
Macedônia do Norte – 474
Catar – 464
Bahrein – 462
Kosovo – 451
Bósnia – 447
Chile – 444
Uzbequistão – 443
Jordânia – 427
Omã – 421
Irã – 420
Arábia Saudita – 420
Brasil – 400
Marrocos – 393
Kuwait – 382
África do Sul – 362
Matemática – 8º ano
Cingapura – 605
China (Taipé) – 602
Coreia do Sul – 596
Japão – 595
Hong Kong – 575
Inglaterra – 525
Irlanda – 522
República Checa – 518
Suécia – 517
Lituânia – 514
Áustria – 512
Austrália – 509
Turquia – 509
Hungria – 506
Finlândia – 504
Noruega – 501
Itália – 501
Malta – 499
Romênia -496
Chipre – 494
Emirados Árabes Unidos – 489
Estados Unidos – 488
Israel – 487
Azerbaijão – 479
França – 479
Portugal – 475
Geórgia – 467
Cazaquistão – 454
Catar – 451
Bahrein – 426
Irã – 423
Uzbequistão – 421
Chile – 416
Omã – 411
Malásia – 411
Kuwait – 399
Arábia Saudita – 397
África do Sul – 397
Jordânia – 388
Palestina – 382
Brasil – 378
Marrocos – 37
Ciências – 4º ano
Cingapura – 607
Coreia do Sul – 583
China (Taipé) – 573
Turquia – 570
Inglaterra – 556
Japão – 555
Polônia – 550
Áustria – 550
Hong Kong – 545
Finlândia – 542
Lituânia – 537
China (Taipé) – 536
Suécia – 533
Irlanda – 532
Estados Unidos – 532
Noruega – 530
Bulgária – 530
Romênia – 526
República Checa – 526
Eslovênia – 526
Letônia – 526
Hungria – 524
Dinamarca – 522
Canadá – 521
Eslováquia – 521
Nova Zelândia – 517
Holanda – 517
Alemanha – 515
Portugal – 511
Itália – 511
Sérvia – 510
Espanha – 504
Emirados Árabes Unidos – 495
Albânia – 491
França – 488
Chipre – 487
Chile – 479
Bahrein – 475
Catar – 472
Cazaquistão – 467
Geórgia – 465
Montenegro – 461
Armênia – 457
Bósnia – 448
Macedônia do Norte – 439
Omã – 433
Irã – 432
Arábia Saudita – 428
Brasil – 425
Azerbaijão – 422
Jordânia – 418
Uzbequistão – 412
Kosovo – 403
Marrocos – 390
Kuwait – 373
África do Sul – 308
Ciências – 8º ano
Cingapura – 606
China (Taipé) – 572
Japão – 557
Coreia do Sul – 545
Inglaterra – 531
Finlândia – 531
Turquia – 530
Hong Kong – 528
República Checa – 527
Irlanda – 525
Hungria – 522
Suécia – 521
Austrália – 520
Lituânia – 519
Estados Unidos – 513
Áustria – 512
Portugal – 506
Malta – 501
Itália – 501
Noruega – 488
Emirados Árabes Unidos – 486
França – 486
Catar – 481
Israel – 481
Romênia -466
Chipre – 464
Omã – 456
Chile – 455
Bahrein – 452
Geórgia – 448
Cazaquistão – 443
Malásia – 426
Brasil – 420
Kuwait – 420
Arábia Saudita – 419
Irã – 419
Jordânia – 413
Azerbaijão – 411
Uzbequistão – 396
Palestina – 393
África do Sul – 362
Marrocos – 327
49% dos alunos brasileiros conseguiram atingir ao menos 400 pontos, nível de desempenho de quem consegue somar e subtrair números de até três dígitos e aplicar propriedades básicas de formas geométricas.