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Brasil fica nas últimas posições em ranking que mede desempenho de estudantes em ciências e matemática

Istoé | 04/12/2024 13:38
Divulgação
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O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) 2023, divulgado nesta quarta-feira, 4, mostrou que o Brasil ficou entre os piores participantes nas duas disciplinas que avaliam o desempenho dos estudantes do 4° e 8° anos do ensino fundamental.

Essa foi a primeira vez que o Brasil participou desse teste internacional. Em 2023, o levantamento contou, ao todo, com 650 mil alunos de 64 países. O TIMSS avalia a qualidade do ensino nas disciplinas de matemática e ciências.

Por meio de comunicado, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que as redes privada e federal de ensino alcançaram uma média de desempenho superior à geral brasileira em todas as etapas do estudo. “As escolas localizadas na zona urbana registraram média maior do que a das escolas rurais”, completou.

O TIMSS é dividido em quatro níveis e pontos de corte: avançado (625), alto (550), intermediário (475) e baixo (400). Além disso, os critérios de proficiência são os mesmos para todos os alunos, independentemente da série escolar, visando uma comparação direta entre os desempenhos dos estudantes de diferentes países e sistemas educacionais.

Confira o ranking completo:

Matemática – 4º ano

  1. Cingapura – 615

  2. China (Taipé) – 607

  3. Coreia do Sul – 594

  4. Hong Kong – 594

  5. Japão – 591

  6. China (Macau) – 582

  7. Lituânia – 561

  8. Turquia – 553

  9. Inglaterra – 552

  10. Polônia – 546

  11. Irlanda – 546

  12. Romênia – 542

  13. Holanda – 537

  14. Letônia – 534

  15. Noruega – 531

  16. República Checa – 530

  17. Suécia – 530

  18. Bulgária – 530

  19. Finlândia – 529

  20. Austrália – 525

  21. Alemanha – 524

  22. Dinamarca – 524

  23. Sérvia – 523

  24. Bélgica – 521

  25. Hungria – 520

  26. Portugal – 517

  27. Estados Unidos – 517

  28. Chipre – 516

  29. Eslováquia – 515

  30. Eslovênia – 514

  31. Itália – 513

  32. Armênia – 513

  33. Albânia – 512

  34. Canadá – 504

  35. Espanha – 498

  36. Emirados Árabes Unidos – 498

  37. Geórgia – 498

  38. Azerbaijão – 494

  39. Nova Zelândia – 490

  40. Cazaquistão – 487

  41. França – 484

  42. Montenegro – 477

  43. Macedônia do Norte – 474

  44. Catar – 464

  45. Bahrein – 462

  46. Kosovo – 451

  47. Bósnia – 447

  48. Chile – 444

  49. Uzbequistão – 443

  50. Jordânia – 427

  51. Omã – 421

  52. Irã – 420

  53. Arábia Saudita – 420

  54. Brasil – 400

  55. Marrocos – 393

  56. Kuwait – 382

  57. África do Sul – 362

Matemática – 8º ano

  1. Cingapura – 605

  2. China (Taipé) – 602

  3. Coreia do Sul – 596

  4. Japão – 595

  5. Hong Kong – 575

  6. Inglaterra – 525

  7. Irlanda – 522

  8. República Checa – 518

  9. Suécia – 517

  10. Lituânia – 514

  11. Áustria – 512

  12. Austrália – 509

  13. Turquia – 509

  14. Hungria – 506

  15. Finlândia – 504

  16. Noruega – 501

  17. Itália – 501

  18. Malta – 499

  19. Romênia -496

  20. Chipre – 494

  21. Emirados Árabes Unidos – 489

  22. Estados Unidos – 488

  23. Israel – 487

  24. Azerbaijão – 479

  25. França – 479

  26. Portugal – 475

  27. Geórgia – 467

  28. Cazaquistão – 454

  29. Catar – 451

  30. Bahrein – 426

  31. Irã – 423

  32. Uzbequistão – 421

  33. Chile – 416

  34. Omã – 411

  35. Malásia – 411

  36. Kuwait – 399

  37. Arábia Saudita – 397

  38. África do Sul – 397

  39. Jordânia – 388

  40. Palestina – 382

  41. Brasil – 378

  42. Marrocos – 37

Ciências – 4º ano

  1. Cingapura – 607

  2. Coreia do Sul – 583

  3. China (Taipé) – 573

  4. Turquia – 570

  5. Inglaterra – 556

  6. Japão – 555

  7. Polônia – 550

  8. Áustria – 550

  9. Hong Kong – 545

  10. Finlândia – 542

  11. Lituânia – 537

  12. China (Taipé) – 536

  13. Suécia – 533

  14. Irlanda – 532

  15. Estados Unidos – 532

  16. Noruega – 530

  17. Bulgária – 530

  18. Romênia – 526

  19. República Checa – 526

  20. Eslovênia – 526

  21. Letônia – 526

  22. Hungria – 524

  23. Dinamarca – 522

  24. Canadá – 521

  25. Eslováquia – 521

  26. Nova Zelândia – 517

  27. Holanda – 517

  28. Alemanha – 515

  29. Portugal – 511

  30. Itália – 511

  31. Sérvia – 510

  32. Espanha – 504

  33. Emirados Árabes Unidos – 495

  34. Albânia – 491

  35. França – 488

  36. Chipre – 487

  37. Chile – 479

  38. Bahrein – 475

  39. Catar – 472

  40. Cazaquistão – 467

  41. Geórgia – 465

  42. Montenegro – 461

  43. Armênia – 457

  44. Bósnia – 448

  45. Macedônia do Norte – 439

  46. Omã – 433

  47. Irã – 432

  48. Arábia Saudita – 428

  49. Brasil – 425

  50. Azerbaijão – 422

  51. Jordânia – 418

  52. Uzbequistão – 412

  53. Kosovo – 403

  54. Marrocos – 390

  55. Kuwait – 373

  56. África do Sul – 308

Ciências – 8º ano

  1. Cingapura – 606

  2. China (Taipé) – 572

  3. Japão – 557

  4. Coreia do Sul – 545

  5. Inglaterra – 531

  6. Finlândia – 531

  7. Turquia – 530

  8. Hong Kong – 528

  9. República Checa – 527

  10. Irlanda – 525

  11. Hungria – 522

  12. Suécia – 521

  13. Austrália – 520

  14. Lituânia – 519

  15. Estados Unidos – 513

  16. Áustria – 512

  17. Portugal – 506

  18. Malta – 501

  19. Itália – 501

  20. Noruega – 488

  21. Emirados Árabes Unidos – 486

  22. França – 486

  23. Catar – 481

  24. Israel – 481

  25. Romênia -466

  26. Chipre – 464

  27. Omã – 456

  28. Chile – 455

  29. Bahrein – 452

  30. Geórgia – 448

  31. Cazaquistão – 443

  32. Malásia – 426

  33. Brasil – 420

  34. Kuwait – 420

  35. Arábia Saudita – 419

  36. Irã – 419

  37. Jordânia – 413

  38. Azerbaijão – 411

  39. Uzbequistão – 396

  40. Palestina – 393

  41. África do Sul – 362

  42. Marrocos – 327

49% dos alunos brasileiros conseguiram atingir ao menos 400 pontos, nível de desempenho de quem consegue somar e subtrair números de até três dígitos e aplicar propriedades básicas de formas geométricas.

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