Assine a newsletter
Trump quer impedir confisco de valores do petróleo venezuelano de contas dos EUA
Divulgação
Brasil/Mundo

Trump quer impedir confisco de valores do petróleo venezuelano de contas dos EUA

Redação com web

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto de emergência para impedir que tribunais ou credores confisquem receitas do petróleo venezuelano mantidas sob custódia do Tesouro norte-americano. A medida, aprovada após a captura de Nicolás Maduro, estabelece que esses recursos são propriedade soberana da Venezuela e devem ser usados para promover estabilidade, paz e prosperidade no país, ficando protegidos de ações judiciais de empresas com antigas reivindicações financeiras.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , assinou um decreto com o objetivo de impedir que tribunais ou credores confisquem uma receita vinculada à venda de petróleo venezuelano que é mantida nas contas do Tesouro norte-americano contra “penhora ou processo judicial”, disse a Casa Branca neste sábado.

O decreto de emergência disse que a receita, mantida em fundos de depósito de governos estrangeiros, deve ser usada na Venezuela para ajudar a criar “paz, prosperidade e estabilidade”. O decreto foi aprovado na sexta-feira, menos de uma semana depois que as forças dos EUA capturaram o líder venezuelano Nicolás Maduro em Caracas.

Várias empresas têm reivindicações de longos dados contra o país. A Exxon Mobil e a ConocoPhillips, por exemplo, deixaram a Venezuela há quase 20 anos, depois que seus ativos foram nacionalizados. Ainda há razões para bilhões de dólares.

A ordem não menciona nenhuma empresa específica. Ela declara que o dinheiro é propriedade soberana da Venezuela, mantido sob custódia dos EUA para fins governamentais e diplomáticos e não está sujeito a reivindicações privadas.

“O presidente Trump está impedindo a compreensão da receita do petróleo venezuelano que pode prejudicar os esforços críticos dos EUA para garantir a estabilidade econômica e política na Venezuela”, disse a Casa Branca em comunicado.

Redação com web

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas