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Seduc estabelece diretrizes para Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas 2024
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Cultura

Seduc estabelece diretrizes para Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas 2024

Assessoria

Estudantes dos 1ª aos 9ª anos da Escola Municipal Maria de Lourdes Nunes Bezerra, localizada no bairro Mangabeiras, participaram nesta quinta-feira (4), das avaliações diagnósticas objetivas e de fluência em leitura. O objetivo das atividades é identificar o nível de proficiência em português e matemática e de fluência de leitura na qual o aluno se encontra e traçar estratégias educacionais para um melhor desempenho em sala de aula.

As avaliações diagnósticas são executadas em sala de aula pelos professores das unidades escolares, com o direcionamento e o suporte da Coordenação Técnica de Avaliação Externa e da Coordenação Técnica de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Maceió (Semed).

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Darly Santana, as avaliações são aplicadas no início de cada ciclo para que a direção e o corpo docente possam mapear o que está dando certo no conteúdo programático, como também para observar o que pode ser potencializado de conhecimento aos alunos.

"As atividades são de português e matemática e acontecem hoje e amanhã em toda a escola. Isso contribui muito, de forma positiva, porque essas duas disciplinas traçam todo o norte das outras disciplinas da grade curricular. Como é uma avaliação diagnóstica, a gente está podendo identificar aquilo que o aluno já traz de bagagem no ano letivo anterior. Então, vemos o que tem de positivo no ano anterior e o que podemos ajudar a melhorar neste ano vigente", explicou a coordenadora.

A aluna Lorena Gomes, 10 anos, estuda no 5º ano e fez as provas. Ela contou que foi um pouco difícil, mas conseguiu fazer, porque lembrou de muitos conteúdos aprendidos na escola.

"Deu para fazer a prova sim, foi tranquila. A gente tem estudado muitos assuntos de matemática, formas geométricas, muitas coisas. Na prova, o que me chamou mais atenção foram questões sobre a relação entre cálculos e práticas esportivas. E eu costumo estudar em casa, só que gosto e estudo mais quando estou na escola", contou a menina.

Os estudantes também participaram da avaliação de fluência em leitura, disponibilizada pela Associação Bem Comum, ONG parceira, que presta assessoria educacional à Semed. Para a técnica pedagógica de Ensino Fundamental da Semed, Mayara Cordeiro, a ação é de extrema importância, porque é a partir dela que os professores vão planejar as próximas atividades e fundamentar sua prática na busca pela fluência dos alunos.

"Essa avaliação, a gente faz individualmente com os alunos chamando-os para fazer a leitura do texto, frases, sílabas para entender qual o nível de leitura que eles estão. Avaliamos se o aluno vai ler com prosódia, com precisão e tempo adequados ao ano e idade escolar. Identificando o nível de cada um, poderemos criar novos caminhos para auxiliá-los nessa fluência", destacou Mayara.

Cerca de 37 mil estudantes nesta modalidade de ensino, tanto na leitura, quanto na escrita, vão participar das avaliações.

O diagnóstico teve início em Fevereiro e prossegue até a primeira semana de abril, com a publicação prevista do resultado no dia 15 deste mês.

Assessoria

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