Quem é Augusto Lima, dono do Banco Pleno e ex-sócio de Vorcaro no Master
O Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial do Banco Pleno S.A., controlado por Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro no Banco Master. Após assumir o antigo Banco Voiter, Lima enfrentou dificuldades de liquidez agravadas pela Operação Compliance Zero, que afetou o mercado e levou XP e BTG a suspenderem a distribuição de títulos do Pleno. Sem conseguir comprador — apesar de negociações com a J&F Investimentos — o banco teve a situação financeira deteriorada, culminando na intervenção do BC.
O Banco Pleno teve sua liquidação extrajudicial decretada nesta quarta-feira, 18, pelo Banco Central. Seu controlador é o empresário Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro no Banco Master. A sociedade durou até maio de 2024, quando Lima deixou o Master para seguir sozinho no mercado financeiro.
Após a saída da sociedade, Lima assumiu o então Banco Voiter — que passou a se chamar Pleno — e a Cresdcesta, uma empresa de cartão de benefício consignado. A aquisição do Voiter, inclusive, chegou a ser aprovada pelo Banco Central em julho de 2025, apenas quatro meses antes da Operação Compliance Zero, que culminou na liquidação do Master e da prisão do próprio empresário, revogada semanas depois.
Segundo o Banco Central, a liquidação do Pleno se deu após ser constatado problemas de liquidez, dificuldade em honrar seus compromissos ter infringido normas e determinações do BC. Mas a dificuldade não é de hoje. Após a liquidação do Banco Master, o Pleno vinha procurando compradores, pelo menos desde meados de janeiro deste ano.
Isso porque, o Banco Pleno passou a ter dificuldades de captar dinheiro no mercado. Depois da operação da Polícia Federal, XP e BTG suspenderam a distribuição dos títulos do banco a investidores, o que acabou enxugando a liquidez do Plano. Diante do agravamento do quadro, o Pleno chegou a ser oferecido à J&F, holding de investimentos dos irmãos Wesley e Joesley Batista, que controla a JBS e também o PicPay. Contudo, o negócio não foi adiante, intensificando os problemas de liquidez.
Augusto Lima é casado dom Flávia Arruda, ex-ministra do governo Bolsonaro e ex-deputada pelo Distrito Federal.