Eduardo Paes imita pessoas cegas em camarote da Sapucaí e é alvo de críticas; vídeo
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), foi criticado nas redes após ser flagrado na Marquês de Sapucaí imitando uma pessoa com deficiência visual, usando óculos escuros e objeto semelhante a bengala. Ele ainda não se pronunciou. Durante o Carnaval, Paes também recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assistiu ao desfile da Acadêmicos de Niterói, cujo enredo em sua homenagem gerou críticas da oposição por suposta propaganda eleitoral antecipada.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), passou a ser alvo de críticas após ser flagrado imitando pessoas com deficiência visual, em um camarote da Marquês de Sapucaí. Nas imagens, o gestor aparece utilizando óculos escuros e um objeto que simula uma bengala, itens característicos no auxílio de pessoas cegas ou com visão reduzida.
Nas redes sociais, internautas reprovaram a atitude do prefeito, que ainda não se manifestou sobre o ocorrido. “Eduardo Paes zombando dos deficientes visuais? Como carioca me sinto enojado em ter um representante público idiota e sem moral ética. A postura é repugnante”, escreveu um internauta.
Eduardo Paes compareceu à Sapucaí no domingo, 15, e curtiu a festa em seu camarote pessoal, além de descer para assistir ao desfile na avenida.
Encontro de Lula e Paes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve entre os recebidos pelo prefeito do Rio. O petista assistiu ao desfile da escola Acadêmicos de Niterói, que contou com um enredo em sua homenagem. A escolha da agremiação tem sido alvo da oposição, por considerarem uma suposta propaganda eleitoral antecipada, o que poderia torná-lo inelegível.
Dentre os nomes que acompanharam Paes no carnaval de 2026, estavam a primeira-dama Janja da Silva, o vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavalieri, e a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Para receber o presidente, foi montado um esquema de forte segurança, com bloqueio de pistas e efetivo da Polícia Federal.