IBGE: quase 1 em cada 5 municípios brasileiros tem favelas, mocambos ou palafitas
Pesquisa
A Pesquisa de Informações Básicas Municipais e Estaduais, divulgada nesta sexta-feira, revela que 18% dos municípios brasileiros registram a presença de favelas, mocambos ou palafitas. A pesquisa também apontou que 67% das cidades têm loteamentos irregulares ou clandestinos. A incidência desses tipos de moradia é maior nas regiões mais populosas: o Norte lidera com o maior índice de áreas precárias, enquanto o Centro-Oeste tem o menor. Segundo o IBGE, os dados ajudam a compreender as desigualdades habitacionais e urbanas no país e a subsidiar políticas públicas de moradia e inclusão.
A desigualdade também se reflete na gestão das políticas raciais. Apenas 24% dos municípios possuem estruturas específicas para a promoção da igualdade racial, o equivalente a 1.331 cidades. Em 73% delas, as chefias são ocupadas por mulheres, mas a maioria dos gestores, 48%, é branca, seguida por pardos com 35% e pretos,15%. O Nordeste é a região com maior presença dessas estruturas de atendimento e políticas voltadas para a diminuição das desigualdade, enquanto o Sul tem a menor presença desses locais.
O levantamento destacou ainda o avanço de serviços e infraestrutura urbana. Entre 2020 e 2024, o número de municípios com transporte por aplicativo, passou de 16% para 26%. O táxi, no entanto, segue predominante, presente em quase 80% das cidades. O uso de mototáxis, barcos e aviões também cresceu no período. Já as ciclovias tiveram leve aumento, alcançando 22% dos municípios do país, em 2024. Na área digital, o estudo mostrou que quase metade, 48%, das prefeituras brasileiras oferece internet gratuita à população. O índice representa um salto em relação a 2019, quando era de 40%.