Assine a newsletter
Estudantes conhecem etapas de tratamento da água em área de preservação ambiental
Divulgação
Meio Ambiente

Estudantes conhecem etapas de tratamento da água em área de preservação ambiental

Assessoria

Uma turma de estudantes dos 6° anos da Escola Municipal Haroldo da Costa, localizada no Tabuleiro do Martins, participou nesta terça-feira (26) de uma ação ambiental em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

A atividade, resultado da parceria entre a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) e a Companhia de Saneamento Básico de Alagoas (Casal), ocorreu na Área de Proteção Ambiental do Catolé (APA), no bairro Santos Dumont.

Os pequenos conheceram a extensa reserva natural, os reservatórios de água, as etapas de tratamento, as diversas espécies de animais e plantas. Acompanhados dos professores e coordenadores da escola, as crianças também seguiram uma trilha até um lago onde fica depositada grande quantidade de água sob tratamento e que também abastece cerca de 20% de Maceió e Região Metropolitana.

"Trouxemos os alunos para a estação de tratamento para mostrar a eles a importância desse recurso tão relevante e precioso nas nossas vidas. Esse assunto consta da grade curricular e as crianças estão vivenciando na prática essa parte da disciplina. A educação é muito importante para sensibilizá-los para eles terem boas práticas, não desperdiçarem água, para terem cuidado com os atos individuais e coletivos", explicou a técnica de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Semed, Amonny Nobre.

Houve também uma palestra com os agentes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que abordaram assuntos como a importância da reciclagem, da limpeza urbana, dos cuidados com a água e com os animais marinhos, as fases de tratamento da água, a distribuição para as casas, a preservação ambiental, entre outros. Além de jogos, dinâmicas e distribuição de brindes.

Os estudantes João Gabriel Braga e Ellen Karoline da Costa, ambos de 11 anos, contaram o que aprenderam com a visita. "Vi aqui a nascente, os peixes. Gostei muito de ver as nascentes. Agradeço muito pela oportunidade. Gosto da natureza e me dedico a ela, porque é como uma arte para a gente aprender. Achei muito bom. Eu aprendi sobre a água, sobre os animais e sobre o ambiente, que a gente não pode deixar a terra suja e poluída, que devemos ter mais cuidado", disse Gabriel.

Já Ellen destacou a necessidade da humanidade proteger a natureza. "Gostei muito, porque aqui é lindo. Conheci a trilha, os reservatórios, gostei de tudo aqui. Aprendi que a gente não pode desperdiçar a água porque senão descontrola o meio ambiente e afeta a nossa existência. Se não existisse água, a gente não existiria e nem a natureza", revelou.

Para a supervisora de sustentabilidade da Casal, Daniela Pereira, ações educativas como essa fazem com que os pequenos sejam grandes multiplicadores de conhecimento e conscientização.

"Eles se tornam multiplicadores ambientais e levam para as suas coisas informações desse patrimônio que é muito importante e necessário para a gente. Eles chegam em casa e levam isso de forma leve, e já vão para casa com outro olhar. Na hora de lavar a louça, por exemplo, eles já vão ter essa consciência", disse Daniela.

Assessoria

Notícias relacionadas