Assine a newsletter
Corujão da Saúde beneficia usuários com unidades de saúde atendendo até às 21h
Divulgação
Saúde

Corujão da Saúde beneficia usuários com unidades de saúde atendendo até às 21h

Assessoria

Com um olhar humanizado às demandas do povo maceioense, a gestão do prefeito JHC tem alcançado números e índices importantes nos mais diversos setores. A saúde pública é uma dessas áreas e graças às iniciativas da Prefeitura é perceptível o cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos programas de destaque nesta área é o Corujão da Saúde, que tem como objetivo ampliar os atendimentos de saúde para aqueles que não podem se dirigir a uma Unidade de Saúde durante o dia. Lançado em setembro de 2021, o Corujão da Saúde é um marco da gestão que, em dois anos, alcançou um sucesso que é revelado através dos números: 175 mil atendimentos realizados aos usuários.

Ele tem facilitado o acesso a serviços e diminuído o fluxo de espera por atendimentos. Dessa maneira, além do horário normal de funcionamento, 22 unidades de saúde passaram a ter horário estendido, das 17h às 21h.

“O Corujão da Saúde representa um grande avanço na saúde pública da nossa capital. O programa facilita o acesso de pessoas que não podem se dirigir aos postos durante o dia para cuidar da saúde. O Corujão da Saúde é resultado de uma gestão que gosta de gente e demonstra isso trazendo soluções aos anseios da população usuária do SUS”, destaca o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias.

José Benedito de Sousa é usuário da Unidade Básica de Saúde Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, e se diz muito satisfeito com o atendimento do Corujão e em poder ter acesso aos serviços de saúde no horário estendido.

“É muito bom ver mudanças positivas como essa na capital. O Corujão da Saúde é maravilhoso, o atendimento dos profissionais é excelente. Agora, temos a chance também de buscar atendimento médico não só pelo dia, mas pela noite também. Só trouxe benefícios a todos nós”, comenta.

A capital já conta com 22 unidades funcionando com o modelo inovador, que oferece diversos serviços de saúde para a população. Entre eles estão os atendimentos clínicos, ginecológicos e odontológicos, consultas de enfermagem, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C e gravidez, puericultura, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação.

Os usuários também podem contar com os programas estratégicos da Atenção Básica, como saúde do homem, saúde do idoso e acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes), hanseníase e tuberculose.

Como ter acesso aos serviços

Para ter acesso ao serviço, o usuário não precisa marcar de forma prévia. Diariamente são disponibilizadas 20 vagas, sendo quatro para emergência, para consultas médicas e de enfermagem em cada uma das 22 unidades que contam com o modelo, no horário das 17h às 21h.

Para a marcação do atendimento, basta o usuário comparecer até a Unidade de Saúde no horário estendido, munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS.

Se houver vaga, o usuário é prontamente atendido. No caso de fichas esgotadas, os profissionais fazem um agendamento prévio, para o dia seguinte ou o dia mais próximo, de modo que o usuário seja assistido de forma célere.

Assessoria

Notícias relacionadas