Condenado por estupro, Abdelmassih é transferido do ‘presídio dos famosos’
Roger Abdelmassih, ex-médico condenado a mais de 173 anos por estupros contra mais de 70 pacientes, foi transferido do presídio de Tremembé para a Penitenciária II de Potim enquanto aguarda decisão da Justiça sobre um pedido de prisão domiciliar. A defesa alega graves problemas de saúde e a Justiça autorizou uma nova perícia médica para avaliar se ele pode cumprir a pena fora do regime fechado.
Condenado a mais de 173 anos de prisão por estupro de pacientes, o ex-médico Roger Abdelmassih, de 82 anos, deixou nesta sexta-feira, 23, a Penitenciária II de Tremembé, conhecida como “presídio dos famosos” e foi transferido à Penitenciária II de Potim, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. A mudança ocorre em meio ao pedido da defesa para que ele cumpra a pena em prisão domiciliar.
A informação foi divulgada pelo g1. A IstoÉ entrou em contato com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) para obter mais informações sobre o caso, mas não houve resposta até o momento. O texto será atualizado assim que a reportagem tiver um retorno.
Atualmente, Abdelmassih cumpre pena em regime fechado e aguarda uma nova avaliação médica determinada pela Justiça. No pedido mais recente, a defesa do ex-médico solicitou a concessão de prisão domiciliar alegando problemas graves de saúde. Abdelmassih foi condenado por crimes de estupro e atentado violento ao pudor contra mais de 70 mulheres.
Exame médico
No dia 21 de janeiro, a Justiça autorizou a realização de um novo exame médico-pericial para avaliar o estado de saúde do ex-médico. A data da perícia ainda não foi definida.
A defesa de Abdelmassih argumenta que ele sofre de doenças cardiovasculares graves, com risco de arritmias e morte súbita, e ressalta que o sistema penitenciário não teria estrutura adequada para atendimentos médicos complexos.
A juíza responsável pelo caso ainda deve analisar se o ex-médico poderá cumprir a pena em prisão domiciliar.