
Alagoas tem a 6ª maior população quilombola do Brasil, aponta Censo do IBGE
Penedo é a cidade com o maior número de quilombolas no estado. Das 37.722 pessoas que se identificaram como quilombolas, apenas 691 vivem em territórios demarcados.
Alagoas tem a sexta maior população de quilombolas do país: são 37.722 pessoas. Desse número, apenas 691 vivem em territórios demarcados. Os dados são da pesquisa Brasil Quilombola, que integra o Censo Demográfico de 2022, e foram divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A população estimada de quilombolas no estado só fica atrás da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais, do Pará e de Pernambuco. O IBGE considera quilombola a pessoa que se autoidentifica dessa forma. Esse é o único critério de identificação levado em consideração pelo levantamento.
De acordo com o Censo, apenas 2% da população quilombola de Alagoas vive em territórios demarcados. O restante, 98%, está fora desses territórios.
Ainda segundo a pesquisa, Penedo, que fica no Sul de Alagoas, às margens do Rio São Francisco, é a cidade com a maior população quilombola do estado, são 5.280 pessoas que se identificam assim, o que representa 9% da população da cidade.
Em Maceió, apenas 21 pessoas se autoidentificaram como quilombolas.
UNIÃO DOS PALMARES E O QUILOMBO
Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, é atrativo turístico — Foto: Waldson Costa/G1
A cidade de União dos Palmares conserva na sua história o maior símbolo da resistência negra no país. O Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, virou destino turístico e ganhou até título de patrimônio internacional.
Apesar das raízes ancestrais, o número de quilombolas vivendo em União dos Palmares representa menos de 1% da população do município, ou seja, 561 pessoas.
CIDADES DE ALAGOAS COM O MAIOR NÚMERO DE QUILOMBOLAS:
Penedo - 5.280 pessoas
Traipu - 2.938
Arapiraca - 2.128
Poço das Trincheiras - 1.945
São José da Tapera - 1.540
QUILOMBOLAS NO BRASIL
O Brasil tem 1,3 milhão de pessoas que se identificam como quilombolas. Isso corresponde a 0,65% da população total do país.
O Nordeste concentra quase 70% dos quilombolas, com grande destaque para os estados da Bahia e do Maranhão. Juntos, eles têm 50% dos quilombolas do país.
Mesmo com essa concentração, há quilombolas em todas as regiões do país e em quase todos os estados -- com exceção de Roraima e Acre. Das 5.568 cidades do país, 1.696 têm moradores quilombolas (30,5%). Dessas quase 1,7 mil cidades, apenas 326 têm territórios quilombolas delimitados.
O CENSO 2022
O Censo 2022, divulgado inicialmente no final de junho, é uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.
Todos os 5.568 municípios brasileiros, mais dois distritos (Fernando de Noronha e Distrito Federal), num total de 5.570 localidades, receberam visita de recenseadores. Segundo o IBGE, foram visitados 106,8 milhões de endereços em 8,5 milhões de quilômetros quadrados.
Foram respondidos 79.160.207 questionários, dos quais 88,9% com 26 quesitos e 11,1% com 77 quesitos. No total, 98,88% das entrevistas foram presenciais; o restante foi pela internet ou telefone.