Assine a newsletter
UPAs de Maceió adotam pulseira de identificação para pacientes com Transtorno do Espectro Autista
Divulgação
Saúde

UPAs de Maceió adotam pulseira de identificação para pacientes com Transtorno do Espectro Autista

Assessoria

Com o propósito de garantir acolhimento, inclusão e equidade no atendimento dos pacientes, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra passaram a adotar uma pulseira específica de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O fluxo de atendimento prioritário para pessoas autistas já acontece nas UPAs de Maceió, como prevê a Lei Nº 14.626, de 19 de julho de 2023. No entanto, a pulseira de identificação reafirma o compromisso da Prefeitura de Maceió junto ao Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) - Organização Social que gerencia as UPAs do Município - em prestar um atendimento ainda mais humanizado para os pacientes autistas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, o uso das pulseiras visa oferecer tranquilidade às famílias, pois sabem que seus entes queridos terão uma camada extra de proteção e reconhecimento nos equipamentos públicos de saúde, reduzindo riscos a esses pacientes. 

“Essa iniciativa em nossas UPAs representa inclusão e um acolhimento especial aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista. Esses pacientes recebem uma pulseira exclusiva nos quais estarão identificados, visivelmente, para realizarem o atendimento prioritário, conforme previsto em lei. Queremos fazer uma Maceió ainda mais engajada e determinada a cuidar das pessoas com autismo”, destacou o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias. 

Para exercer o direito, a pessoa com autismo deve estar identificada com a pulseira de quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do TEA, na forma da Lei Federal nº 13.977/2020 (Lei Romeo Mion)

A medida vale também para hospitais, maternidades, redes de atenção primária e demais espaços públicos de saúde.

Assessoria

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas