Trump usa imagens falsas criadas por IA para simular conquista da Groenlândia
Donald Trump publicou em sua rede Truth duas imagens geradas por IA simulando a conquista da Groenlândia, do Canadá e da Venezuela, sem informar que eram falsas. As montagens mostram líderes mundiais em uma reunião real alterada por IA e o próprio Trump fincando a bandeira dos EUA na Groenlândia em 2026, ao lado de aliados. As postagens também incluíram supostas conversas forjadas com Emmanuel Macron e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, e foram divulgadas pouco antes de uma reunião com líderes europeus sobre a Groenlândia.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou, nesta terça-feira, 20, duas imagens geradas por IA (Inteligência artificial), em sua plataforma de mídia social, Truth, simulando uma suposta conquista da ilha dinamarquesa da Groenlândia, do Canadá e da Venezuela. O presidente norte-americano não especificou que se tratava de fotos forjadas.
A publicação ocorreu momentos antes de Trump realizar uma reunião com seus aliados do Atlântico na cúpula de Davos. A primeira montagem se baseia em uma reunião real, ocorrida em 18 de agosto do ano passado, na qual aparecem a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer; o presidente francês, Emmanuel Macron; o chanceler alemão, Friedrich Merz; a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni; o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o Secretário-Geral da NATO, Mark Rutte.
Ainda na primeira imagem, é possível ver ao fundo um mapa dos Estados Unidos, criado por IA, no qual o território norte-americano aparece coberto pelas listras e estrelas que simbolizam a bandeira estadunidense, assim como as áreas onde ficam a Venezuela e o Canadá.
Na segunda imagem, ele aparece fincando a bandeira dos EUA com o cenário atrás representando a Groenlândia conquistada por ele, em 2026, juntamente do Secretário de Estado Marco Rubio e pelo vice-presidente JD Vance.
As fotos falsas ainda acompanham duas capturas de tela de uma suposta conversa entre Trump, Macron o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte. Nela, o norte-americano afirma ter tido uma conversa muito boa com Rutte. O fato aconteceu horas antes da reunião programada com líderes europeus para tratarem sobre a questão da Groenlândia, que integra, até então, o território dinamarquês.