Trem colide com guindaste no quarto acidente ferroviário da Espanha em uma semana
Um trem de passageiros colidiu com o braço de um guindaste no sudeste da Espanha, perto de Cartagena, ferindo levemente seis pessoas e interrompendo temporariamente o tráfego ferroviário. O acidente ocorre em meio a uma sequência de incidentes no país, incluindo uma colisão fatal na Andaluzia e um descarrilamento próximo a Barcelona, que levantaram preocupações sobre a segurança ferroviária e motivaram a convocação de uma greve nacional por maquinistas.
Um trem de passageiros colidiu com um braço de guindaste que balançou em seu caminho no sudeste da Espanha, nesta quinta-feira, disse o ministro dos Transportes, no quarto acidente ferroviário do país em menos de uma semana.
Seis pessoas sofreram ferimentos leves depois que o braço atingiu as janelas do trem que passava, perto da cidade portuária de Cartagena, na região de Múrcia, acrescentaram as autoridades.
O incidente — que não descarrilou o trem, mas interrompeu brevemente o tráfego na linha — ocorreu quatro dias depois que uma colisão de trem de alta velocidade na região da Andaluzia matou pelo menos 45 pessoas.
Dois dias depois, na terça-feira, um trem de passageiros descarrilou depois que um muro de contenção caiu nos trilhos devido à chuva forte perto da cidade de Barcelona, matando o motorista e ferindo gravemente quatro passageiros.
O principal sindicato dos maquinistas de trens convocou uma greve nacional por causa dos padrões de segurança depois disso e de uma segunda colisão, menos grave, na região da Catalunha, no mesmo dia.
Nesta quinta-feira, “um veículo guindaste de cesta de iluminação pública … invadiu o terreno público da ferrovia com seu braço, atingindo as janelas de um trem que passava no momento”, escreveu o ministro dos Transportes, Oscar Puente, em um post no X.
Os ferimentos foram leves, disse à Reuters um porta-voz do representante do governo central em Múrcia.