Assine a newsletter
Trabalho preventivo orienta sobre transporte de água potável em Maceió
Divulgação
Maceió

Trabalho preventivo orienta sobre transporte de água potável em Maceió

Assessoria

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no próximo sábado (22), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou as ações junto às empresas de distribuição de água por veículo transportador para orientar sobre a forma correta de armazenamento e entrega do produto para o consumo humano.

O trabalho iniciado nesta quinta-feira (20) é conduzido pela Vigilância ambiental da SMS e segue até a próxima sexta-feira, dia 21 de março. No período, a iniciativa visa ainda despertar a atenção da população para a importância do consumo consciente e responsável da água.

“Precisamos da colaboração de todos para que nosso trabalho seja feito com a maior abrangência possível. Quem tem mais conhecimento sobre o assunto deve repassá-lo para seus amigos e familiares. Se encontrar um poço artesiano, entre em contato com a Vigilância Ambiental. Precisamos estar juntos nessa batalha, que é diária”, destacou a gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Andrea Eufrazio.

A Constituição Federal preconiza, em seu artigo 200, que compete à saúde fiscalizar e inspecionar a água para consumo humano. Em Maceió, a responsabilidade cabe à Vigilância Ambiental, que executa na rotina de trabalho, a fiscalização e o monitoramento da água potável destinada ao consumo humano.

 “Vale ressaltar que a água é o meio mais veloz de transmissão de doenças de veiculação hídrica e que garantir sua segurança é assegurar uma população mais saudável. Estamos à disposição para prevenir e mitigar os danos à saúde da população”, completou a gerente.

 Monitorar a potabilidade da água potável para consumo humano e verificar as condições das águas subterrâneas permite que a Vigilância Ambiental antecipe uma possível contaminação e trabalhe para reduzir os riscos à população maceioense.

“Entende-se por água para consumo humano aquela destinada à ingestão, preparação de alimentos e higiene pessoal, independentemente de sua origem. A Vigilância Ambiental tem seus trabalhos voltados para a água da rede de abastecimento, seja ela proveniente de uma concessionária ou de um poço artesiano”, frisou Andrea.

Assessoria

Notícias relacionadas