Assine a newsletter
Prefeitura de Maceió participará da celebração do Dia Mundial da Saúde Mental
Divulgação

Prefeitura de Maceió participará da celebração do Dia Mundial da Saúde Mental

Redação com assessoria

A Secretaria de Saúde de Maceió participará, na sexta-feira (10), do evento em celebração ao Dia Mundial da Saúde Mental, realizado na Reitoria da Ufal, das 8h às 17h. Promovido pelo PET-Saúde/I&SD em parceria com as secretarias municipal e estadual de saúde, o encontro terá como tema “Desafios Atuais da Saúde Mental”, com debates sobre redes de apoio psicossocial e impactos do adoecimento mental. Segundo Roseane Farias, coordenadora da SMS, a programação foi pensada para promover trocas multidisciplinares e um ambiente acolhedor, com palestras, exposições e atividades interativas voltadas à formação e integração dos participantes.

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) participa, na próxima sexta-feira (10), da celebração alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental. O evento, voltado a profissionais e estudantes de saúde mental, irá proporcionar diálogos, trocas de conhecimento e debates referentes às conjunturas atuais da sociedade relacionadas ao tema.  As atividades serão realizadas das 8h até as 17h, no Auditório da Reitoria da UFAL. 

Por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde/I&SD), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com as secretarias de saúde de Maceió e de Alagoas, será discutida a temática "Desafios Atuais da Saúde Mental", a fim de buscar alternativas e evidenciar as redes de apoio psicossocial. Além disso, o encontro discutirá os impactos do adoecimento mental na sociedade.

 

A imersão em temas cruciais, com a participação de especialistas, professores e representantes de instituições, será de grande contribuição para o debate. Roseane Farias, coordenadora técnica de Atenção Psicossocial da SMS, ressalta que  a programação foi cuidadosamente elaborada para promover uma troca rica e multidisciplinar, e irá abordar diversos temas que contribuirão para a formação de estudantes, pesquisas e atuação na área de saúde mental. 

 

“Acreditamos que a conexão humana é fundamental. O ambiente vai além das palestras tradicionais. Desde o credenciamento até exposições de arte terapêutica e um quebra-cabeças do conhecimento, cada detalhe foi pensado para criar uma atmosfera acolhedora e colaborativa. Vai ser uma experiência incrível. Este evento é uma oportunidade única para atualizar conhecimentos, fortalecer sua rede de contatos e, acima de tudo, contribuir ativamente para a evolução da saúde mental em nossa comunidade”, destaca Roseane Farias.

 

Palestras

Acesso e Direitos:  Painel dedicado a discutir o acesso aos serviços das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) sob a perspectiva dos direitos humanos e a importância da intersetorialidade entre as políticas do SUS e SUAS.

Contextos de Crise: Palestra sobre os desafios específicos da saúde mental em cenários de catástrofes e emergências.

Saúde Mental Infantojuvenil: Mesa de debates sobre o impacto do uso excessivo de telas, o uso de drogas e os excessos de diagnósticos na juventude.

Saúde Digital:  Análise sobre as oportunidades e desafios da tecnologia no acesso à saúde mental.

O evento acontece de forma gratuita e para interessados, ainda podem realizar inscrição através do link 

Redação com assessoria

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.