
Prefeitura de Maceió garante assistência à população em situação de rua
A Prefeitura de Maceió tem desenvolvido um trabalho voltado para a população em situação de rua, oferecendo a essas pessoas em vulnerabilidade cuidados integrais com a saúde, acesso a direitos, fortalecimento de vínculos. As Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e do Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) desenvolvem uma série de iniciativas que visam garantir e resgatar a autonomia dessas pessoas.
Uma dessas iniciativas é o programa Consultório na Rua, composto por profissionais da Atenção Básica do Município que tem o objetivo de ampliar o acesso da população em situação de rua à Saúde. Distribuídas pelos oito Distritos Sanitários de Maceió, o programa conta com equipes multiprofissionais, compostas por médicos, enfermeiros, profissionais de Educação Física, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e agentes de ação social.
Segundo Jorgina Sales, coordenadora do Consultório na Rua, esse trabalho procura ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, oferecendo atendimentos médicos, sociais, psicológicos a essas pessoas que têm dificuldade de acesso aos serviços públicos de saúde. "Atuamos também em abrigos que acolhem a essas pessoas, oferecendo os cuidados que elas precisam”, destaca.
Além de serviços de saúde, o Consultório na Rua também oferece atividades culturais. O Batuque Mundaú e Batuque D’elas são dois projetos musicais criados por profissionais do Consultório na Rua que oferecem arte e cultura para moradores do Vergel do Lago e Trapiche da Barra, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Esses espaços oferecem socialização, lazer, saúde e bem-estar à vida dessas pessoas.