Parque da Mulher fortalece empreendedorismo feminino em Maceió
Atraindo grande público, local favorece vendas de alimentos e bebidas garantindo bons lucros às empreendedoras
O Parque da Mulher, inaugurado em maio deste ano, no bairro da Jatiúca, é mais que um espaço de convívio e lazer para a comunidade local. Com parques infantis, quadras esportivas e outros equipamentos, a área oferece aos frequentadores opções de lanches em negócios no modelo food truck. Os trailers existentes no local são comandados por mulheres, que comercializam doces, sorvetes, espetinhos, bebidas e outros produtos.
As empreendedoras participaram de uma seleção antes da inauguração do parque. O objetivo da Prefeitura de Maceió era disponibilizar o espaço destinado a negócios, apenas para mulheres.
Com espaços adequados para o lazer de pessoas de todas as idades e bem iluminado, o Parque da Mulher oferece segurança aos frequentadores e comerciantes, atraindo a cada dia um público maior. A área que antes era ocupada por campinhos de futebol improvisados, e que também servia para o descarte irregular de lixo, hoje atrai um público capaz de movimentar o pequeno comércio local, gerando renda e garantindo o sustento de muitas famílias.
Antônia Silva conta que trocou o emprego com Carteira de Trabalho assinada graças à oportunidade que viu de empreender com seus doces. Agora, sente-se segura com a sua nova renda, gerada no espaço que conquistou para vender seus produtos no Parque da Mulher.
“O Parque da Mulher modificou tudo para mim. Conseguir este local significou muito. Antes, quando trabalhava de carteira assinada, fazia pudim nas horas vagas para complementar a renda. Com essa oportunidade, eu resolvi arriscar e criei o meu empreendimento que se chama ‘Delícias da Tonton’. Eu não tinha nenhum espaço, trabalhava em casa mesmo e fazia o porta a porta, vendendo o que produzia para os amigos e conhecidos. Este espaço trouxe um ambiente confortável e seguro para trabalhar”, afirmou Antônia.
Ubiranilda Alves, empreendedora do ramo de sorvetes, conta que a oportunidade de trabalhar no Parque da Mulher deu a ela a chance de alcançar um público maior para seus produtos, aumentando a renda de sua família. Provedora da casa, Ubiranilda conta que vinha encontrando dificuldade para conseguir um emprego devido à idade.
“Pela idade, já não conseguia mais arranjar emprego. Trabalhei a vida inteira em escritório e não tinha mais condições de voltar à atividade. Estava procurando algo quando soube do edital para empreendedoras que atuariam no Parque da Mulher. Participei da seleção e, graças a Deus, passei. Foi muito bom, até porque eu sou a única fonte de renda da minha casa”, disse Ubiranilda.
“Nos finais de semana é uma diversão, muita gente aqui e eu vendo muito. Eu pensei em vender sorvetes porque via o parquinho e associei que crianças gostam de sorvete. Nunca tinha empreendido antes”, concluiu a empreendedora.
Festa no Parque
O Parque da Mulher está agradando tanto seus frequentadores, que o local já está sendo usado até para comemorações em família. Mais um reforço na renda das empreendedoras. A festinha do aniversário de cinco anos do filho de Jizandra Almeida foi em frente ao trailer de food truck onde a família costuma lanchar quando vai ao local. Com direito a mesa de doces e decoração temática.
“Eu moro na parte alta, mas ele estuda aqui próximo. Aqui [no Parque] é um lugar que ele se sente à vontade, e toda sexta-feira ele quer vir para a pracinha e, na hora de ir embora, não quer sair de jeito nenhum. Como ele ama esse lugar, eu resolvi comemorar o aniversário dele aqui. Ele amou a ideia e ficou super feliz”, contou.
Jizandra observa que no Parque da Mulher tem sempre muitas crianças, famílias inteiras, muita gente reunida. Além de ser um espaço bem iluminado, o que aumenta a sensação de segurança. “O parquinho com cercadinho também é mais seguro. Eu consigo sentar aqui e comer e ver que ele tá ali bem. E é um lazer gratuito. Ele ama”, disse a mãe.
Também empreendedora do Parque da Mulher, Rafaela Cavalcante disse que o trabalho no local garantiu a ela a oportunidade de passar mais tempo com os filhos em casa, além de garantir uma renda extra para a família. O trailer de petiscos é seu primeiro empreendimento.
“A Pestiscaria é algo novo, né? A gente começou aqui no Parque da Mulher. Participei do edital e fui contemplada e eu pensei em espetinhos. Nunca tinha trabalhado com comida antes e está dando super certo”, comemorou.
Algumas das empreendedoras do Parque da Mulher também participaram do edital do Banco da Mulher Empreendedora, garantindo treinamento e financiamento para iniciar um negócio próprio ou investir no que já possui. É o caso de Rafaela, que pretende investir em seu espaço para deixá-lo ainda mais aconchegante. “Aqui é sempre lotado. É uma oportunidade incrível”, exultou Rafaela.
O espaço é uma grande oportunidade e um grande passo para o empreendedorismo e a valorização da mulher em Maceió. Os food trucks funcionam de terça a domingo das 18h às 23h e contam com diversos tipos de comidas, além de todo o espaço seguro e divertido para crianças.