Paraguai faz maior apreensão de maconha da história na fronteira com Brasil
Operação
A Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), em parceria com o Comando de Operações de Defesa Interna (Codi), realizou a maior apreensão de maconha da história do país. Quase 89 toneladas da droga foram apreendidas durante a Operação Umbral. A carga está avaliada em mais de US$ 13 milhões, que equivalem a cerca de R$ 70 milhões.
Na madrugada de quarta-feira (3), agentes de inteligência da Senad e do Codi interceptaram um comboio que seguia de Curuguaty para Salto del Guairá, na fronteira com o Brasil. O grupo usava 19 veículos, três caminhões, 14 caminhonetes e dois carros de passeio, todos carregados com maconha. A operação foi resultado de investigação e monitoramento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2025/5/B/xevbCQQnWh8Bx7AbySeA/operacao-umbral-foto-senad-divulgacao.jpeg)
Paraguai faz maior apreensão de maconha da história na fronteira com Brasil — Foto: Divulgação
A cerca de dois quilômetros da fronteira com o Brasil, o comboio foi abordado. Os suspeitos reagiram e trocaram tiros com a polícia. Um carro da Senad foi atingido, mas nenhum policial ficou ferido.
Cinco pessoas foram presas - uma delas ficou ferida e recebeu atendimento. Um integrante do grupo criminoso morreu no confronto. Os veículos e toda a carga foram levados para a base regional da Senad, em Salto del Guairá, onde a droga foi pesada.
A investigação continua para tentar identificar outros envolvidos. O recorde anterior de apreensão de maconha no Paraguai era de 57 toneladas, resultado da chamada Operação Marangatu, realizada ano passado.