Assine a newsletter
‘O Agente Secreto’: Wagner Moura, o rosto da nova aposta do Brasil para o Oscar 2026
Divulgação
Entretenimento

‘O Agente Secreto’: Wagner Moura, o rosto da nova aposta do Brasil para o Oscar 2026

Redação com web

Aos 49 anos, Wagner Moura vive um novo destaque em sua carreira com o filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que pode render ao Brasil mais uma indicação ao Oscar. Após vencer o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes e ser aclamado em eventos como Zurique, Chicago e Newport Beach, o baiano — conhecido por obras como Tropa de Elite e Narcos — reafirma sua relevância internacional e o prestígio do cinema nacional.

Aos 49 anos, Wagner Moura enfrenta um novo desafio em sua carreira já consolidada: representar o Brasil na corrida por uma nova indicação ao Oscar. Após a vitória de “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Filme Internacional em 2025, a expectativa é de que “O Agente Secreto”, longa-metragem de espionagem protagonizado pelo ator e dirigido por Kleber Mendonça Filho, continue a elevar o status do cinema nacional mundo afora e consiga uma nova estatueta para os brasileiros. A produção estreou nos cinemas brasileiros em 6 de novembro.

Nascido em Rodelas, na Bahia, Moura é considerado um dos principais atores do país, reconhecido por sua versatilidade em títulos como “Tropa de Elite”, “Carandiru: O Filme” e “Ó Paí, Ó”. Ele descobriu sua paixão pela atuação ainda jovem, e conciliou sua formação em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) enquanto se apresentava nos palcos de Salvador com “Cuida Bem de Mim” e “A Casa de Eros”

O ator ganhou projeção nacional nos anos 2000 após estrelar a peça “A Máquina”, montagem que o revelou para o Brasil ao lado de Lázaro Ramos e Vladimir Brichta, e algumas produções da TV Globo, como “Carga Pesada” e “Paraíso Tropical”. Mas foi em 2007 que o artista passou a investir em sua carreira cinematográfica, (“Saneamento Básico”), e mais tarde, internacional, (“Narcos”, série da Netflix e “Elysium”, longa protagonizado por Matt Damon). 

‘O Agente Secreto’

A produção fez história com sua estreia mundial na Competição Oficial de Cannes em maio deste ano, aplaudida de pé durante 13 minutos. Wagner Moura, inclusive, conquistou o prêmio mais importante da sua carreira ao levar a estatueta de Melhor Ator durante o festival, marcando o início de uma expectativa para o Oscar 2026.  

Apesar do filme ter perdido o Palma de Ouro para “It Was Just an Accident”, do cineasta iraniano Jafar Panahi, o ator segue colecionando prêmios internacionais por sua atuação no filme. Após ganhar no Festival de Zurique e no Festival de Chicago, o baiano foi premiado no Newport Beach Film Festival, no último sábado, 8, consagrando sua presença em listas de atores favoritos ao Oscar de Melhor Ator. 

Redação com web

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas