Assine a newsletter
Mirian Monte vai assumir a presidência do CSA
Divulgação
Esportes

Mirian Monte vai assumir a presidência do CSA

GE

Vice-presidente do CSA, Mirian Monte é a primeira na linha sucessória do clube após a renúncia de Rafael Tenório, comunicada na tarde desta quinta-feira.

Através de nota oficial (confira a íntegra abaixo), Mirian diverge da informação passada por Tenório e avisa que vai assumir a presidência executiva do clube, pelo menos, até que o Conselho Deliberativo defina quais os próximos passos.

Mirian Monte vai assumir presidência do CSA — Foto: Morgana Oliveira/Ascom CSA

Mirian Monte vai assumir presidência do CSA — Foto: Morgana Oliveira/Ascom CSA

Durante a coletiva de imprensa, Tenório informou que havia acordado uma renúncia coletiva da diretoria executiva. No entanto, na prática, não é isso que vai acontecer de imediato.

No comunicado, a vice-presidente ressalta que já assumiu o clube em circunstâncias semelhantes, diante da renúncia do ex-presidente Omar Coêlho, frisa que participou diretamente da montagem do elenco e conseguiu acessos à Copa do Nordeste e participação na Copa do Brasil.

Mirian Monte chegou a afirmar que, ao contrário de Tenório, " não tem condições médicas ou pessoais que a impossibilitem de assumir o cargo".

Nota oficial - Mirian Monte

Diante da renúncia de Rafael Tenório, reitero o meu posicionamento, que expressamente manifestei na reunião do conselho, no dia 11.03.2024, que, caso o presidente Rafael realmente viesse a renunciar, qualquer decisão minha só seria tomada em reunião solene do Conselho Deliberativo.

Assim, fica claro que assumo a presidência do CSA, até que seja deliberado, pelo Conselho, quais serão os próximos passos.

Só para relembrar que já assumi o clube em circunstâncias semelhantes: quando da renúncia de Omar Coelho, fiz a transição e participei da montagem do time que conseguiu o acesso à copa do Nordeste e participação na copa do Brasil.

Quando Rafael Tenório resolveu ser novamente presidente, assumi como vice e contribuí com a parte administrativa e jurídica do clube.

No entanto, nos últimos meses, sobretudo depois da não classificação para a fase final da série C, não fui consultada e nem incluída no processo de tomada de decisões administrativas/financeiras e de futebol.

Assim, tomarei conhecimento da situação administrativa, financeira e do departamento de futebol do clube, junto com o Conselho Deliberativo, que é um órgão colegiado, composto por 100 conselheiros titulares e 50 substitutos.

Além disso, a decisão tomada pelo Presidente Rafael tem fundamento em questões médicas e pessoais, o que justifica a forma como ele renuncia à presidência, sem observar essas formalidades.

Eu, no entanto, não tenho questão médica ou pessoal que me impossibilite de submeter a situação ao conselho deliberativo, que é o Poder com competência para lidar com situações de crise e instabilidade institucional.

Enfim: estou em pleno uso e gozo de minhas faculdades mentais e sei que o CSA é um patrimônio do povo alagoano. Todas as decisões serão tomadas junto com o Conselho Deliberativo e com a nação Azulina, tendo como objetivo principal o bem do clube. Não é por acaso que o lema do CSA é “união e força”.

Só para lembrar que já fui delegada de polícia, sou analista da justiça federal, já fui gestora pública, tendo sido secretária da prefeitura de Maceió, na gestão de JHC, e jamais deixaria de observar as normas estatutárias e legais, tampouco seria capaz de desconsiderar o Conselho Deliberativo do CSA.

Nunca tive medo de enfrentar problemas, gerir crises e respeitar processos.

Dirijo-me a toda torcida do CSA para dizer que, respeitando todas as normas estatutárias do clube, e diante da renúncia do Presidente Rafael Tenório, que, na condição de nova presidente, reunirei, no menor espaço de tempo possível, o conselho deliberativo do CSA para deliberarmos sobre os próximos passos do maior de Alagoas.

Mirian Monte
Presidente do CSA

Moleques e babacas

Presidente do CSA, Rafael Tenório anunciou nesta quinta à tarde que não fica no cargo. Ele fez um balanço de sua passagem pelo clube e, depois de reclamar de ingratidão, assinou a renúncia durante a coletiva no CT Gustavo Paiva. Em seguida, o dirigente entregou a carta ao presidente do Conselho Deliberativo, Christiano Beltrão.

- Diante de injustiças, dessas redes sociais, desses moleques e babacas, fracassados, que tanto me criticam, que dizem que sou ladrão, que sou incompetente, isso e aquilo, a história vai mostrar... Hoje, 14 de março de 2024, eu renuncio o meu mandato de presidente do CSA. Renuncio como um presente de aniversário porque amanhã eu completo 70 anos. Renuncio com a consciência tranquila de que fiz o meu melhor. O que eu puder fazer para ajudar o CSA, vou fazer, mas vou pro outro lado - discursou Tenório, que iniciou esse mandato em fevereiro de 2023 e ficaria no clube por quatro anos.

- É o momento, é o presente, não tem como fugir disso. Se o CSA fosse uma SAF naquele momento (em 2022), não estaria quebrado. Presidente Christiano, escolha o melhor modelo, eu lhe ajudo, faça uma reunião, aprove, faça a SAF e depois vamos buscar investidores. Está tudo organizado, não tem nada atrasado, não tem FGTS atrasado, nada. E quero dizer aos críticos idiotas que eu não serei o comprador ou investidor na SAF do CSA, não é o meu perfil, esse não é o meu negócio, lidar com jogador de futebol, comprar jogador de futebol.

Tenório disse ainda que toda a sua diretoria deve também renunciar.

- Pelo estatuto, assume o presidente do conselho e marca data para nova eleição. Acredito que a presidente Mirian (Monte) vai fazer também a renúncia dela, até porque o presidente do conselho precisa dar continuidade...

Mirian assume? Rafael Tenório explica como fica o CSA após a sua saída

Christiano, porém, avisou que só pode assumir quando a vice-presidente geral Mirian Monte e os demais integrantes da diretoria renunciarem. Ele vai presidir nesta sexta, inclusive, uma reunião extraordinária do conselho para comunicar oficialmente a saída de Tenório.

- Queremos todos os azulinos juntos para tirarmos o CSA dessa divisão (Série C). E é muito importante a ajuda do presidente Rafael também. Que todos se unam em prol do CSA, independentemente de quem esteja à frente - disse Beltrão.

GE

Notícias relacionadas