Assine a newsletter
Marco na saúde da capital, Hospital da Cidade (HC) recebe pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento
Divulgação
Saúde

Marco na saúde da capital, Hospital da Cidade (HC) recebe pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento

Assessoria

Transferências ajudam a desafogar as UPAs e proporcionam atendimento mais célere aos usuários do SUS que necessitam de procedimentos complementares de alta complexidade

O Hospital da Cidade (HC) representa um marco para a saúde da capital, pois é o primeiro hospital público da história de Maceió. Em funcionamento desde novembro de 2023, quando começou a realizar seus primeiros exames, hoje o HC é referência para procedimentos de alta complexidade, com tecnologia de ponta, infraestrutura e conforto para pacientes e acompanhantes.

Referência para o encaminhamento de pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, o HC oferece suporte hospitalar e atendimentos de alta complexidade. Os pacientes são encaminhados por meio do Sistema de Marcação e Regulação - Pronto!, num processo que é fundamental para desafogar leitos nas UPAs e garantir a essas pessoas os atendimentos mais complexos de que necessitam de uma forma mais célere.

“O paciente é transferido, em casos menos graves, em uma ambulância sanitária disponibilizada pelas próprias UPAs. Já em casos que necessitem de UTI, o paciente é removido pela equipe do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), para que ocorra com segurança”, destaca Claydson Moura, secretário de Saúde de Maceió.

Com uma capacidade de 220 leitos e uma grande gama de especialidades médicas, o Hospital da Cidade oferece exames de alta complexidade em nefrologia, neurologia, cardiologia, cardiopediatria, cirurgia geral e outras especialidades. São exames e procedimentos como a angioplastia coronária, cateterismo, embolização pulmonar, entre outros.

No período de fevereiro a julho de 2024, quando o município assumiu a direção do hospital, após o período de transição, foram registrados 9.885 exames eletivos e 1.519 internações.

Saúde materna e infantil

Outro importante serviço em funcionamento no HC é a primeira maternidade pública municipal, que busca dar mais conforto e segurança às mães e bebês. A capital ganhou 41 leitos para receber as mães de risco habitual e de alto risco, com uma equipe multiprofissional e os equipamentos fundamentais para que seja garantindo um atendimento adeuado e de qualidade.

O espaço conta com 22 leitos obstétricos, 10 leitos de UTI Neonatal e nove leitos de observação. Para o atendimento no HC, as mulheres devem ser encaminhadas por outro estabelecimento de saúde, ou seja, não é um serviço porta aberta.

Além da maternidade para gestantes de alto risco, o hospital conta também com uma UTI Pediátrica, que atende crianças de dois meses a 14 anos, com 10 leitos já entregues e uma equipe multiprofissional com atendimentos psicológico, nutricional, fisioterapêutico, odontológico, além do acompanhamento médico especializado.

Reconhecimento

Recentmente, o Hospital da Cidade também recebeu duas certificações que atestam o nível de excelência, qualidade e segurança da assistência em saúde que oferece à população de Maceió.

O primeiro hospital público de Maeió recebeu a recertificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no nível 3 (o mais alto) e o selo GPTW [sigla em inglês Great Place To Work], significando que a empresa foi certificada como um excelente lugar para trabalhar.

Ao receber o certificado ONA 3, o HC é acreditado com excelência. Isso quer dizer que cumpre ou supera, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; em 80% ou mais os padrões de gestão integrada; e em 70% ou mais os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Assessoria

Notícias relacionadas