Manifestante detido no Irã tem data marcada para ser executado
Erfan Soltani, manifestante iraniano de 26 anos preso em 8 de janeiro durante protestos no Irã, deverá ser executado nesta quarta-feira (14), segundo a Organização Hengaw, sem ter tido acesso a advogado ou julgamento formal. Detido perto de casa, a família só foi informada da pena dias depois e relata forte pressão e ameaças por parte das autoridades. Acusado de “Moharebeh” (inimizade contra Deus), Erfan trabalhava na indústria da moda e levava uma vida discreta, sendo descrito por conhecidos como pacato e apaixonado por esportes e estilo.
Erfan Soltani, o jovem manifestante de 26 anos, que foi preso em 8 de janeiro durante os protestos no Irã, será executado nesta quarta-feira, 14, segundo informações da Organização Hengaw. Ele continua detido, sem acesso a um advogado e sua acusação ainda não foi formalizada. Os familiares de Erfan foram informados sobre a execução e o ocorrido fomentou internacionalmente debates acerca do uso de julgamentos sumários.
Segundo informações do portal IranWire, o jovem foi preso perto de sua casa no distrito de Fardis, em Karaj. Ao longo de três dias, a família não teve notícias sobre a sua localização. Apenas no domingo, 11, oficiais iranianos entraram em contato com eles, para confirmar a custódia e a pena de morte. O ativista político exilado, Ebrahim Allah-Bakhshi, foi o primeiro a divulgar a notícia da execução, em uma postagem no X (antigo Twitter).
Veja a publicação
Sob anonimato, um familiar chegou a relatar, ao IranWire, que “a família está sob extrema pressão. Até mesmo um parente próximo, que é advogado, tentou assumir o caso, mas foi impedido e ameaçado por agentes de segurança. Disseram a ele: ‘Não há processo para analisar. Anunciamos que qualquer pessoa presa nos protestos será executada. A sentença de Erfan é Moharebeh (Inimizade contra Deus); é definitiva e será cumprida’”.
A fonte ainda ressalta que Erfan havia recebido mensagens ameaçadoras de fontes de segurança antes mesmo da prisão, porém, ainda assim, seguiu firme nos protestos. Ele relatou à família que vinha sendo vigiado.
Quem é Erfan Soltani
Aos 26 anos de idade, Erfan Soltani trabalhava na indústria de vestuário e tinha acabado de entrar em uma nova empresa privada. Seus conhecidos descrevem o ativista como um verdadeiro apaixonado pelo universo da moda e estilo pessoal. Em suas redes sociais, ele demonstrava ser um homem adepto a musculação, esportes e mantinha uma vida aparentemente pacata.