Greve geral na Argentina cancela voos no Brasil; veja direitos dos passageiros
A greve geral convocada pela Confederación General del Trabajo contra a reforma trabalhista do presidente Javier Milei provocou o cancelamento de ao menos 81 voos em quatro aeroportos brasileiros, incluindo Aeroporto Internacional de São Paulo e RIOgaleão. Companhias como GOL Linhas Aéreas e LATAM Airlines oferecem remarcação ou reembolso aos passageiros afetados, que também têm direito à assistência material conforme a situação da viagem.
Uma greve geral na Argentina gerou o cancelamento, nesta quinta-feira, 19, de voos em aeroportos do país, afetando também o Brasil. Até o momento, ao menos 81 voos foram cancelados em quatro aeroportos brasileiros. A paralisação, que começou à 0h01 e terá duração de 24 horas, foi convocada pela principal central sindical do país, que considera a reforma trabalhista do presidente argentino ultraliberal Javier Milei “regressiva”.
Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária dos aeroportos de Florianópolis e Natal, 32 voos na rota entre Florianópolis e destinos da Argentina e quatro voos na rota de Natal foram cancelados entre quarta-feira, 18, e quinta-feira, 19. O dado considera chegadas e partidas.
No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foram identificados 14 voos cancelados. Já o RIOgaleão registrou o cancelamento de 16 voos de chegada e 15 de partida com origem ou destino no país.
As companhias aéreas GOL e Latam informaram que os passageiros afetados podem alterar a data da viagem sem custo — tanto de ida quanto de volta — ou solicitar o reembolso integral das passagens. Também foi recomendado que os passageiros verifiquem o status dos voos antes de se dirigirem ao aeroporto.
Em nota, a GOL informou que, devido à greve geral, que impossibilita todas as operações aeroportuárias nas cidades de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário, alguns voos de ida ou volta para a Argentina, programados para esta quinta-feira, foram cancelados. A companhia ainda reforçou que os clientes impactados estão sendo comunicados por e-mail. Já a Latam, também em nota, lamentou possíveis transtornos causados por uma situação alheia ao controle da empresa aérea.
Direitos dos passageiros em caso de cancelamento de voo
Se estiver no aeroporto de partida
- Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
- Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
- Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra companhia aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
Se estiver em aeroporto de escala ou conexão
- Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo. A empresa deverá oferecer assistência material.
- Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
- Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material.
- Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra companhia aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. A empresa deverá oferecer assistência material.
- Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi etc.). A empresa deverá oferecer assistência material.