Famílias de três jovens que estavam internados no Huse autorizam doação de órgãos no mesmo dia
Para Organização de Procura por Órgãos (OPO) este é um fato raro, e que demonstra a redução na recusa de doações.
Familiares de três jovens, que estavam internados no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), em Aracaju, autorizaram a doação de órgãos deles. A Organização de Procura por Órgãos (OPO) constatou a morte cerebral dos três, que tinham idades entre 19 e 31 anos, na última terça-feira (9).
Os órgãos captados foram rim , fígado e córneas enviados para beneficiar pacientes dos seguintes estados: Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo, Pernambuco, Goiás e Bahia.
Segundo a coordenadora da OPO do Huse, Darcyana Costa, a autorização de três doações no mesmo dia é um fato raro e pode ser considerado um recorde.
“No estado, tínhamos 78% de recusa e diminuímos para 41%, isso é um avanço. Terminamos 2023 com 27% de aumento nas doações em relação a 2022 e estamos iniciando o ano com cinco doações somente nessas primeiras semanas”, disse.
Darcyana lembrou ainda que a doação de órgãos é um procedimento que salva vidas de pacientes, e que transforma a vida de familiares que entendem a nobreza do ato.
“Acompanhamos os familiares desses pacientes desde que são notificados da possibilidade de morte cerebral. Damos toda assistência as famílias, tirando dúvidas e esclarecendo a situação. A equipe da OPO tem intensificado a qualidade da assistência e os profissionais da imprensa têm nos ajudado bastante na divulgação e isso tem feito a diferença”.