Assine a newsletter
Estudantes da rede estadual brilham no Sigma Festival
Divulgação
Cultura

Estudantes da rede estadual brilham no Sigma Festival

Redação com assessoria

Estudantes da rede estadual de Alagoas se destacaram no Sigma Festival, evento científico promovido pela Ufal com apoio do Governo de Alagoas, que reuniu cerca de 800 alunos e 120 professores do Brasil e do exterior em atividades voltadas à ciência, inovação e tecnologia. Além de palestras e oficinas interativas, o festival celebrou a premiação da Olimpíada Alagoana de Ciências, na qual alunos de escolas públicas conquistaram medalhas e reforçaram o protagonismo da educação científica no estado.

Os estudantes da rede estadual de ensino brilharam no Sigma Festival, evento promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com o apoio do Governo de Alagoas com o intuito de despertar o interesse científico entre alunos da Educação Básica. O festival, que segue os moldes do Sima Camp que acontece nos Estados Unidos, reuniu cerca de 800 alunos de todo o Nordeste e 120 professores do Brasil e do exterior em palestras, workshops e atividades lúdicas e interativas voltadas à ciência, inovação e tecnologia no Centro de Inovação de Jaraguá nos últimos dias 20 e 21.

“Nesses dois dias, tivemos pesquisadores do Brasil e do exterior dando aulas de física, química, matemática e biologia para estudantes de todo o Nordeste, em especial de Alagoas, em atividades que visam fomentar a curiosidade científica e mostrar como a ciência funciona na prática”, contou o coordenador do Sigma Festival em Alagoas, Krerley Oliveira, professor do Instituto de Matemática da Ufal.


Os jovens, que em boa parte eram bolsistas de pesquisas financiadas pela  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal)   por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), elogiaram a iniciativa.

“O Sigma Festival foi uma experiência incrível. Adquirimos muito conhecimento e tivemos contato com pessoas de outros estados e até de fora do Brasil”, disse Gustavo Martins, aluno da Escola Estadual Anália Tenório, de Olho d’Água Grande.

“Foi minha primeira vez em um evento deste porte e foi maravilhoso:  presenciei diversos experimentos, aprendi muita coisa nova e pudemos interagir uns com os outros. Amei cada momento”, resumiu Maria Yara Alves, da Escola Estadual Onélia Campelo, de Maceió.

Para Cecília Lopes e Francine Oliveira, da Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, também de Maceió, o Sigma Festival possibilitou um aprofundamento em áreas nas quais desejam seguir profissionalmente. “Gostei bastante do evento, em especial das palestras voltadas à engenharia e biologia”, falou Cecília. “Tenho interesse em atuar na área de matemática futuramente e o Sigma Festival me ajudou a conhecer melhor as oportunidades que existem neste meio”, complementou Francine.


Olimpíada Alagoana de Ciências

Outra atração do Sigma Festival foi a premiação dos medalhistas da Olimpíada Alagoana de Ciências (OAC). Promovida por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Fapeal e Ufal, a competição teve mais de 50 estudantes de escolas públicas e privadas premiados.

Dentre estes estavam Mariana Lins, da Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, e Júlia Silva dos Santos, da Escola Estadual Onélia Campelo, ambas de Maceió, e medalhistas de ouro.

“Estou muito feliz com essa medalha, uma conquista que me abrirá muitas portas”, afirmou Júlia. “Venho me interessando por matemática e ciências há muito tempo e essa medalha reflete o meu esforço e me motiva a buscar mais medalhas, pois a educação pode te levar a lugares que você sequer imagina”, relatou Mariana, que, em sua trajetória escolar, coleciona medalhas de olimpíadas como a Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Nacional de Ciências (ONC) e Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Também de Maceió, as estudantes Jamylle Martins Oliveira, do Colégio Tiradentes, e Shaylla Mayra Dorvillé, da Onélia Campelo, foram medalhistas de prata. “A prova foi um pouco difícil e confesso que fiquei surpresa com a medalha. Estou muito feliz”, revelou Shaylla. “A prata na OAC me incentiva a buscar ainda mais medalhas, pois valida meu esforço e agrega muito na minha trajetória escolar, pois me faz vislumbrar muitas oportunidades no futuro”, destacou Jamylle, que é bimedalhista de ouro da Olimpíada Nacional de Ciências.

Medalhistas da rede estadual na OAC

Confira a lista dos medalhistas da rede estadual na Olimpíada Alagoana de Ciências:

Mariana Lins dos Santos – Escola Estadual Dr. Fernandes Lima – Maceió - Ouro

Julia Silva dos Santos – Escola Estadual Onélia Campelo - Maceió - Ouro

Pietro Bezerra dos Santos – Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Maceió - Prata

Roberta Jamylle Martins de Barros - Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Maceió - Prata

Shaylla Mayra de Almeida Dorvillé - Escola Estadual Onélia Campelo - Maceió – Prata

Clarissa Silva Vilela - Escola Estadual Onélia Campelo – Maceió - Bronze

Redação com assessoria

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas