Especialista do IEEE defende revelar às pessoas quando Inteligência Artificial está sendo usada
Em um cenário de crescente adoção da Inteligência Artificial (IA), surge a necessidade urgente de utilizá-la com responsabilidade e ética. Para Cristiane Agra Pimental, membro do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, a divulgação é um princípio fundamental do uso da IA para garantir as melhores práticas para a utilização segura e imparcial da tecnologia.
--- Quando a IA toma uma decisão na área da saúde, por exemplo, os pacientes devem ser informados. E os sites de redes sociais também exigem que os criadores divulguem quando a IA foi usada para fazer ou alterar um vídeo”, defenda a especialista do IEEE.
Segundo Pimentel, as ferramentas baseadas em IA estão amplamente disponíveis para todos, mas o uso ético da tecnologia depende do tratamento adequado das informações, incluindo a citação da fonte e a adesão às diretrizes existentes. “Várias publicações agora permitem o uso de IA, desde que o escritor cite a IA que foi usada assim como a data em que foi usada.”