Assine a newsletter
Entenda como funciona a perícia conectada do INSS
A perícia conectada em uma agência da Previdência Social — Foto: Divulgação/Ministério da Previdência Social
Brasil/Mundo

Entenda como funciona a perícia conectada do INSS

extra

Em um ano e meio, já foram realizados 158.813 atendimentos dessa natureza

Em fevereiro do ano passado, o INSS lançou a perícia conectada, uma modalidade de atendimento a distância para pessoas que requerem o benefício por incapacidade temporária ou permanente — antes chamados de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez — e vivem em locais onde não há peritos médicos ou o tempo de espera pela perícia médica é muito elevado. Em um ano e meio, já foram realizados 158.813 atendimentos dessa natureza, segundo o INSS.

A perícia conectada é feita pela internet. De acordo com o INSS, isso evita, por exemplo, que os segurados façam longos deslocamentos para obter atendimento em outra localidade, quando não há peritos em sua região. Há lugares do Brasil em que sequer existe uma agência previdenciária.

O modelo começou a ser implantado em 57 unidades de atendimento no Nordeste, com 30 peritos atendendo a distância somente requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoa com deficiência. Neste caso, a realização da perícia é uma exigência para a concessão.

Em todas as regiões do país

Hoje, a modalidade já funciona em algumas localidades do Norte, do Centro-Oeste, do Sul e do Sudeste.

Atualmente, além de requerimentos de BPC/Loas, a perícia conectada também atende casos que não se enquadram no Atestmed — sistema do INSS em que o segurado que precisa de um benefício por incapacidade manda toda a documentação médica pela internet, para análise de um perito médico a distância, sem a necessidade de exame presencial.

A perícia conectada, no entanto, não é obrigatória.

"Não é obrigatório ao requerente que ele tenha seu atendimento por via remota, sendo comunicado à ciência do procedimento e direito de escolha, através de Termo de Consentimento", explica o INSS, que pretende realizar mutirões de perícia conectada nas agências da Previdência Social de todo o país nos dias 30 e 31 de agosto.

Mutirões

Os segurados que desejarem participar dos mutirões podem entrar em contato pelo telefone 135, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, para agendamento. Também podem acessar o Meu INSS, no site ou no aplicativo. Até agora, 22.499 avaliações já estão agendadas.

Após o confirmar o agendamento da avaliação médico-pericial, basta comparecer à agência no dia e horário marcados, com toda a documentação médica atualizada. A perícia por videoconferência será feita em consultório médico na unidade do INSS selecionada.

extra

Notícias relacionadas