
Corpus Christi é feriado? Veja em quais capitais o trabalhador tem direito a folga na quinta (19)
Governo federal classifica a data como ponto facultativo, mas municípios têm a liberdade de considerar a celebração cristã como um feriado.
O dia de Corpus Christi será feriado em pelo menos metade das capitais brasileiras. Com isso, os trabalhadores dessas cidades terão uma pausa no meio da semana, mais precisamente na quinta-feira, 19 de junho.
Embora o governo federal classifique a data como ponto facultativo, cada município tem autonomia para decretá-la como feriado religioso, desde que exista regulamentação local.
É o caso de cidades como São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Salvador (BA).
Nas cidades onde a data é considerada feriado, a regra é que os trabalhadores sejam dispensados. Caso precisem trabalhar, têm direito a receber o pagamento do dia em dobro ou a uma folga compensatória.
Das 27 capitais brasileiras, 15 decretaram Corpus Christi como feriado e 12 adotaram o ponto facultativo. (confira a lista abaixo)
Consideram feriado
Salvador (BA)
Curitiba (PR)
São Paulo (SP)
Consideram ponto facultativo
O que é ponto facultativo?
Em dias de ponto facultativo, os servidores públicos são dispensados do trabalho sem prejuízo na remuneração. Essa medida costuma ser adotada em dias úteis que ficam entre feriados e fins de semana.
No setor privado, como a data é considerada ponto facultativo e não feriado, as empresas não são obrigadas a dispensar seus funcionários.
Feriados em 2025
Restam apenas seis feriados no calendário de 2025, sendo que dois deles podem ser emendados para prolongar o período de descanso.
Esses dois feriados caem em quintas-feiras, o que possibilita a junção com a sexta-feira e o fim de semana, a depender da decisão de cada empresa.
São eles:
20 de novembro (Dia da Consciência Negra);
25 de dezembro (Natal).
Além disso, o ano ainda contará com outros quatro feriados que coincidem com finais de semana
7 de setembro (Independência do Brasil);
12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida);
2 de novembro (Finados);
15 de novembro (Proclamação da República).