Assine a newsletter
Lula aparece na liderança em todos os cenários de 1º turno das eleições, diz pesquisa
Divulgação
Política

Lula aparece na liderança em todos os cenários de 1º turno das eleições, diz pesquisa

Redação com web

Pesquisa Atlas/Bloomberg indica que o presidente Lula lidera todos os cenários de primeiro turno para as eleições de 2026, com cerca de 48% das intenções de voto, mantendo ampla vantagem sobre possíveis adversários. Entre os nomes da oposição, Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro aparecem como os mais competitivos, mas ainda bem atrás, enquanto outros candidatos têm desempenho residual, mostrando um quadro estável em relação ao levantamento anterior.

Levantamento realizado pela Atlas/Bloomberg sobre as eleições presidenciais de 2026 no Brasil mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança com mais de 48% das intenções de voto em todos os cenários de primeiro turno do pleito deste ano. Foram ouvidas 5.418 pessoas entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Em um cenário ampliado, o atual presidente aparece com 48,4% das intenções de voto. O senador Flávio Bolsonaro (PL), aposta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para representá-lo no pleito deste ano, está com 28%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece em terceiro lugar, com 11% das intenções de voto.

Renan Santos, presidente nacional do Partido Missão, criado recentemente após um desdobramento institucional do Movimento Brasil Livre (MBL), tem 2,9%. O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado também aparece com 2,9% das intenções de voto na pesquisa.

O governador do estado do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) e o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) têm 1,7% cada. O ex‑ministro Aldo Rebelo (DC) tem 1% das intenções de votos neste cenário. Votos em branco e nulos somam 2,1% e os indecisos, 0,3%.

Cenário com Flávio

Se Flávio fosse o principal nome concorrendo contra Lula, o atual presidente teria 48,8% dos votos contra 35% do adversário. Caiado apareceria com 4,3% e Renan Santos teria 3,4% dos votos. Ratinho Jr. e Zema apareceriam com 2,8% cada. Rebelo teria 1% dos votos. Brancos e nulos somariam 1,5% e os indecisos representariam 0,4%.

No entanto, o levantamento mostra uma melhora no desempenho de Flávio perante os eleitores. Na última pesquisa, feita em dezembro do ano passado, ele estava com 29,3% das intenções de voto contra 48,1% de Lula e 19,3% de outros candidatos.

Cenário com Tarcísio

Em um cenário com Tarcísio disputando o cargo contra Lula, o petista aparece com 48,5% das intenções de voto contra 28,4% do governador de São Paulo. Caiado tem 5% e Ratinho Jr. 3,9%. Cenário igual ao de Zema, que também aparece com 3,9% das intenções de voto. Renan Santos foi citado por 3,2% e Aldo Rebelo por 1,1%. Votos em branco e nulos, neste cenário, somam 5% e indecisos são 1,1%.

O resultado da mais recente pesquisa está equilibrado com o último estudo realizado em dezembro do ano passado. Na época, Lula aparecida com 48,8% e Tarcísio com 28,3%. Outros candidatos representavam 15,6%.

Cenário com Michelle

Caso a opção da oposição para disputar com Lula seja a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), ele terá 48,2% dos votos e ela, 30,9%. Em seguida, aparecerá Caiado, com 11,3% dos votos. Renan Santos receberá 3,9% dos votos e o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), 1,7%.

Além disso, o estudo também revelou que, no possível cenário, Rebelo aparece com 0,7% dos votos e brancos e nulos são 2,8%. Indecisos somam 0,5%.

Cenário sem um Bolsonaro ou Tarcísio

Em um cenário em que nenhum integrante da família Bolsonaro faça parte e que o governador de São Paulo também não esteja, o nome mais competitivo contra Lula é o de Caiado, com 15,2% das intenções de voto. No entanto, o atual presidente tem 48,8% das intenções de voto.

Neste cenário, Zema aparece em terceira colocação, com 11,4% do eleitorado citando seu nome como possível escolhido. Ratinho Jr. teria 9,4% dos votos e Renan Santos, 3,9%. Aldo Rebelo apareceria com 1%. Votos em branco ou nulos somariam 8,1% e os indecisos seriam 2,2%.

Redação com web

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas