Assine a newsletter
Coleta seletiva no Verão Massayó retirou mais de 3,7 toneladas de recicláveis
Divulgação
Maceió

Coleta seletiva no Verão Massayó retirou mais de 3,7 toneladas de recicláveis

Assessoria

Após os seis dias do Festival Verão Massayó, a Campanha Coleta Seletiva é Massa, idealizada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), mais de 3,7 toneladas de recicláveis foram coletadas durante o evento. Com isso, as cooperativas parceiras, responsáveis pelo recolhimento e destinação correta desse material, garantiram uma renda extra para mais de 170 famílias envolvidas.

Uma das beneficiadas é Ivanilda Martins, cooperada há mais de 10 anos. Ela conta como o Verão Massayó é importante para iniciar o ano com uma renda complementar.

"Meu trabalho é muito importante para o meio ambiente e eu fico feliz em fazer a minha parte. Cada um deve ter também consciência e contribuir com a coleta seletiva. Gosto de destacar que a oportunidade dada pela Prefeitura de participarmos de grandes eventos ajuda a manter nossas famílias”, disse a catadora.

Dária Aline também faz parte das cooperativas que estão atuando no evento e há quatro anos realiza esse trabalho.

“Antes eu não conhecia o trabalho das catadoras e depois que comecei a fazer a coleta seletiva passei a amar a minha função. Faço a coleta todos os dias porta a porta, e aqui eu aproveito para ter uma renda extra”, expôs.

Além de fomentar a Coleta Seletiva no evento, a Autarquia também reforçou o contingente de garis no local de shows e no entorno, chegando a atuar com mais de 170 agentes, garantindo a higienização e a organização para cada dia de atrações. A atuação do Ecoboat nas águas da região também contribuiu para que o descarte irregular realizado não fosse problema para o bioma.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destaca a desempenho e o comprometimento dos profissionais que estiveram todos os dias atuando no festival.

"Estão todos de parabéns! Mais um Verão Massayó que o trabalho realizado pelas equipes de limpeza garantiu o conforto de quem frequentou o evento. Além disso, nossa preocupação é também o meio ambiente e a geração de renda para as cooperativas parceiras, garantindo melhores condições de vida para mais de 170 famílias", afirmou.

A prevenção foi uma das pautas da Alurb durante o festival. Ações de educação ambiental foram realizadas visando coibir o descarte irregular de garrafas PET, copos plásticos e outros materiais nocivos ao meio ambiente. Kedyna Tavares, diretor-executiva do órgão, diz é necessário uma maior consciência ambiental das pessoas. "Nosso trabalho visa orientar as pessoas para que elas façam o correto não somente nos eventos da Prefeitura, mas no dia a dia delas. A separação do resíduo, o apoio à coleta seletiva e os cuidados com a natureza são coisas que devem ser executadas diariamente", concluiu.

Uma das atrações do Festival Verão Massayó foi a Tenda Sustentável. Produzida pelas servidoras da Autarquia, a tenda teve uma ornamentação feita com mais de 15 mil tampinhas plásticos, doadas e retiradas de pontos de lixo, que chamaram a atenção de quem visitou o local. Todas as ações tiveram o apoio dos jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital.

Na manhã desta segunda-feira (20), após o fim do Festival Verão Massayó, os garis que trabalharam no evento foram agraciados com um café da manhã, em homenagem a todos os serviços prestados.

Assessoria

Notícias relacionadas