Assine a newsletter
Aplicação de lonas previne deslizamentos de barreiras em áreas de risco
Divulgação
Maceió

Aplicação de lonas previne deslizamentos de barreiras em áreas de risco

Assessoria

Há 20 anos, Carla Monique Gomes reside em uma casa que fica na grota do Pica-pau, no bairro Novo Mundo. O imóvel fica ao lado de uma encosta, que já possui um processo erosivo e estava desprotegida, podendo sofrer deslizamentos durante o período chuvoso.

Para evitar acidentes, a Defesa Civil Municipal cobriu a barreira com lona que possui proteção UV, o que garante maior durabilidade. O trabalho foi executado nesta quarta-feira (12) e Carla aprovou a iniciativa. “Vou ficar mais tranquila agora sem medo que a barreira deslize bem do lado da minha casa”, diz a moradora.

As lonas são aplicadas nas encostas de forma preventiva, antes que se inicie o período chuvoso, a fim de evitar deslizamentos e transtornos para as famílias que residem nos locais considerados de risco.

“Em todos os pontos de Maceió em que aplicamos a lona, desde 2021, não tivemos registros de deslizamentos de massa. É um trabalho que visa diminuir os impactos das chuvas em nossa cidade e é realizado por uma equipe especializada, que atua somente com esta finalidade”, explica o diretor de operações da Defesa Civil de Maceió, Matheus Montenegro.

Em 2024 foram aplicados mais de 38 mil metros quadrados de lona, em mais de 180 pontos da capital alagoana. A equipe iniciou as aplicações de 2025 nos bairros Riacho Doce, Chã da Jaqueira e Rio Novo. Esta semana, barreiras do Novo Mundo receberão a proteção e, após este bairro, Ipioca será beneficiada.

Patrícia Galindo faz parte do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), atuando no Novo Mundo, e já mapeou os pontos que precisam de lona na comunidade onde reside. “As ocorrências de deslizamentos aqui diminuíram muito depois que a Defesa Civil passou a colocar lona nas barreiras. Agradeço à Prefeitura de Maceió e à Defesa Civil por sempre trabalhar com as ações de prevenção nas áreas de risco”, ressalta.

A população que identificar uma barreira que não tenha proteção pode solicitar que seja realizada uma vistoria no local. Ao ligar de graça para o número 199, o morador indica o endereço e descreve a situação. Depois, uma equipe da Defesa Civil Municipal vai até o local para avaliar a barreira e indicar a melhor solução para evitar riscos.

Assessoria

Notícias relacionadas