Academias do Povo instaladas por JHC nos bairros garantem qualidade de vida à população
Moradores de Fernão Velho agradecem a gestão pelo incentivo à prática esportiva
A gestão do prefeito de Maceió, JHC, investe cada vez mais para proporcionar melhorias na qualidade de vida da população. Um dos importantes investimentos neste sentido são as Academias do Povo, instaladas por toda cidade. No histórico bairro de Fernão Velho, a academia é um verdadeiro divisor de águas na vida dos moradores, proporcionando acesso gratuito a atividades físicas que antes eram inacessíveis para muitos.
"Estamos levando qualidade de vida e bem-estar para quem mais precisa, sem precisar pagar por isso. As Academias do Povo vão muito além da prática esportiva. Quando assumi a gestão havia apenas duas academias. Com muito esforço e dedicação, chegaremos ao final da gestão com 15 novas unidades entregues, beneficiando mais de 200 alunos diariamente, proporcionando cada vez mais qualidade de vida para a população da capital", disse JHC.
Nielson Ribeiro, educador físico, é um dos responsáveis por orientar os alunos da academia de Fernão Velho. Ele destaca a diversidade de alunos que participam das atividades e a importância da prática esportiva para a população.
"Aqui, nós temos alunos portadores de deficiência física, idosos, crianças e adolescentes. A inclusão é muito grande, e isso faz toda a diferença. A Academia do Povo é muito importante, principalmente para muitas pessoas que antes não tinham acesso e, agora, têm muito mais qualidade de vida, saúde e bem-estar”, contou.
O educador físico também compartilhou histórias de transformação após a prática esportiva na região. “Aqui já tivemos idosos que chegaram à academia com dificuldades de mobilidade e agora estão muito mais ativos, andando e praticando exercícios sem nenhuma dificuldade, ou de jovens que, por meio da musculação, conseguiram se afastar das drogas. A academia tem proporcionado mais qualidade de vida para todos", pontuou Nielson.
Com a chegada da academia na região, os professores e os usuários da academia criaram também um grupo de corrida, que acontece dois dias por semana, onde se reúnem para uma corrida pelas ruas de Fernão Velho.
"Geralmente corremos de três a cinco quilômetros, dependendo do percurso. E em uma dessas corridas pelo bairro já contamos com a presença do prefeito e da primeira-dama, que vieram prestigiar o nosso grupo", conta Nielson Ribeiro.
Mudança de vida - Edmilson da Silva, de 49 anos, é um dos moradores do bairro que sentiu a diferença em sua rotina após começar a frequentar a Academia do Povo.
"Eu não praticava nada antes, mas depois que vi essa academia e recebi vários convites do meu amigo, resolvi vir. Agora estou me sentindo bem melhor. Parei até de tomar cerveja, porque não pode. Faço academia todos os dias. Me sinto tão bem que, se soubesse que seria tão bom, já teria começado há muito tempo", comenta Edmilson.
Outro exemplo de dedicação é Renan Gomes, de 62 anos, que mora em Rio Novo, nunca tinha frequentado academia e, agora, vai a pé todos os dias para manter sua rotina na academia em Fernão Velho.
"Eu nunca fiz nenhum exercício antes. A academia do povo me estimulou a buscar melhorias para minha saúde. Hoje em dia, venho correndo, são uns 5km para ir e voltar de onde eu moro. Eu me sinto estimulado a vir, como se fosse um compromisso comigo mesmo", afirma.
Para ele, as academias do povo são um grande investimento da gestão para quem mais precisa. "Isso não é só para mim, mas para toda a população. Antes, as academias custavam caro e muita gente não tinha como pagar. Agora, com essa disponibilidade, só não vem quem não quer. A gestão do prefeito está de parabéns por priorizar a saúde de todos", disse.
Adriana Angélica, de 50 anos, também é uma das beneficiadas pela Academia do Povo. Antes, ela apenas caminhava e praticava zumba, mas desde a chegada da academia, sua rotina mudou. "Eu nasci e me criei aqui em Fernão Velho, mas nunca tinha feito academia. Agora, todos os dias venho para a academia. Melhorou muito a minha saúde e foi uma mudança positiva em todos os sentidos", relata Adriana.
Ela destaca que tinha problemas nas articulações e percebeu uma grande melhora após começar a fazer musculação. "Nunca imaginei que teríamos uma academia no nosso bairro, e ainda por cima gratuita. Nós somos muito gratos ao prefeito e a gestão por isso. Eu tinha muitos problemas nas articulações, depois que comecei a musculação me sinto bem melhor e já não sinto mais dor como antes", relata.
As inscrições para as aulas são feitas gratuitamente pelo aplicativo Mude - Yoga Fitness, e os usuários precisam doar, no mínimo, dois pacotes de leite em pó, que são destinados para instituições, por mês, para ter acesso aos serviços.