Você precisa conhecer as piscinas naturais de Coruripe
Paraíso da águas
Que o litoral Sul de Alagoas tem belezas exuberantes disso todo mundo já sabe! Mas são poucas as pessoas que conhecem as piscinas naturais de Coruripe.
Isso mesmo! Piscinas naturais que ficam a menos de 20 minutos de navegação da costa que estão localizadas em um trecho exuberante entre as praias da Lagoa do Pau e Pontal do Coruripe.
O passeio das Piscinas Naturais de Coruripe é uma daquelas experiências que precisam ser vividas com calma.
Confira também: Coruripe sedia nos dias 17 e 18 de outubro o Festival Portugal em Cena 2025
Para aqueles que apreciam a natureza a experiência é de contemplação. Águas mornas, céu azul, e, o contraste das águas em tom azul e verde turquesa típico das melhores praias do Nordeste brasileiro. Os coqueiros ao longe e as areais brancas contornando a costa completam a paisagem.
E ao chegar ao ponto de atracagem o bom mesmo é mergulhar nas águas das piscinas formadas pela proteção rochosa de corais. A piscina sempre dá pé. Mas quem preferir poder aproveitar o mergulho com os coletes de segurança.
Já para aqueles que buscam aventura e emoção, a opção é mergulhar mais próximo da barreira de corais; aonde a vida marinha é um espetáculo a parte.
O passeio é feito em jangadas pelos locais – pescadores – que guiam as embarcações com segurança e conforto; e, que conhecem as histórias do Pontal do Coruripe e da Lagoa do Pau.
As reservas para os passeios podem ser feitas através do Restaurante Praiano, que fica na pracinha central da orla do Pontal de Coruripe, ao lado do imponente e charmoso Farol de Coruripe.

Gastronomia
E quando falamos do litoral alagoano não podemos esquecer das preciosidades da gastronomia nordestina. Em Coruripe, a pedida, é claro, são os frutos do mar.
Tem peixe no coco e frito… camarão ao molho, empanado e a parmegiana… coxinhas de frutos do mar para entrada e o típico e saboroso filé de aratu. Para brindar bebidas de todos os tipos, mas não há como deixar de apreciar as típicas cachaças dos alambiques alagoanos.
Artesanato
E para complementar a experiência vale muito visitar a Associação dos Artesãos de Coruripe. Lá a palha de ouricuri ganha forma e cores através do trabalho feito à mão por mulheres que conhecem a destreza do artesanato.
São mandalas coloridas, objetos de decoração, porta joias e utensílios, e, até adereços para uso pessoal. Tudo feito de forma artesanal com a palha do ouricuri.

Bem ali!
Para quem estar em Maceió o município de Coruripe é bem ali! A apenas 85 km da capital alagoana o trajeto quase em linha reta é rápido cortando cenários que já desmontar muito dos encantos do litoral Sul alagoano.
A Embarque Nordeste viajou a convite dos organizadores do Festival Portugal em Cena, que acontece de nos dias 17 e 18 de outubro na Praça Castro de Azevedo, em Coruripe. O tradicional festival mistura sabores, música e tradições celebrando a relação entre Brasil e Portugal.