
Vendas de carros híbridos e elétricos crescem mais de 150% em Alagoas em 2024
Foram quase 3 mil veículos vendidos nesse segmento. Isenção de IPVA contribuiu para maior aquisição de carros eletrificados. Marca chinesa BYD desponta como a campeã de vendas no Brasil.
As vendas de carros híbridos e elétricos zero km tiveram alta de mais de 150% em Alagoas em 2024. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A isenção do IPVA desses veículos no ano passado contribuiu para aquecer o mercado de veículos eletrificados.
Segundo a ABVE, foram comercializadas em Alagoas 2.473 unidades de carros híbridos e elétricos no ano passado. Um avanço de 151,8% em relação ao ano anterior, quando foram vendidos 982 veículos. Em 2022, esse número era ainda menor: apenas 400 vendidos.
10 fabricantes de elétricos e híbridos mais vendidos em AL
BYD é o campeão em venda de elétricos no Brasil — Foto: Divulgação | BYD
A fabricante chinesa Build Your Dreams (BYD) é a campeã de vendas em Alagoas e bate recorde no Brasil. o Modelo Dolphin, considerado o mais eficiente do mercado brasileiro, fez sucesso imediato ao chegar ao país e puxou aumento das vendas.
Em Alagoas, foram vendidos no ano passado 1.407 veículos da BYD, o número representa 56,9% do market share. A GWM e a Toyota aparecem logo depois, mas com números menos expressivos. Confira a tabela dos 10 fabricantes que mais vendem no estado:
BYD - 1.407
GWM - 357
Toyota - 251
Caoa Cherry - 155
Volvo - 79
Fiat - 59
Mercedes-Benz - 55
Honda - 22
Audi - 20
Isenção do IPVA
Em Alagoas, a isenção é válida no primeiro ano da aquisição de todos os veículos automotores que funcionam por meio de eletricidade, além dos veículos híbridos.
A partir do segundo ano, o valor pago dos carros elétricos será de 1%. Já para os carros híbridos, a alíquota após o primeiro ano será de 0,75% do valor do IPVA e a partir do segundo ano, 1,50%.
“Isso gera um grande estímulo no setor econômico estadual, uma vez que atraem novos investidores voltados à fabricação de veículos nesse segmento”, disse o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.