Assine a newsletter
Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026
Divulgação
Saúde

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Redação com Agência Brasil

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou que a SpiN-TEC, primeira vacina contra a covid-19 totalmente desenvolvida no Brasil pela UFMG, deve estar disponível no SUS no primeiro semestre de 2026. Financiada com R$ 140 milhões do governo, a vacina está em fase final de testes e já comprovou segurança. A empresa brasileira Libbs será responsável pela produção do insumo farmacêutico ativo, e outra empresa mineira fará o envase, consolidando o projeto como um marco nacional na produção de imunizantes.

A primeira vacina contra a covid-19 totalmente nacional, chamada SpiN-TEC, deve estar disponível para a população via Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre do ano que vem. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a dose conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O ministério investiu R$ 140 milhões, por meio da RedeVírus, apoiando desde ensaios pré-clínicos até as fases clínicas 1, 2 e 3.

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministra, produzido pelo Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Luciana lembrou que o imunizante está em fase final de estudos – no início do mês, o Brasil publicou o primeiro artigo científico sobre testes de segurança que mostram que a vacina é segura.

“Já vamos dar entrada na Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para poder fazer a validação dessa vacina. Quem está fazendo a compra tecnológica é uma empresa também brasileira, a Libbs. Estive ontem (15) com eles, em São Paulo. Vão fazer o IFA [insumo farmacêutico ativo]. E quem vai envasar é outra empresa brasileira de Minas Gerais. É um orgulho nacional.”

Redação com Agência Brasil

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas