Urologista aponta as bebidas que mais prejudicam a saúde dos rins
Ao “desmembrar” o esqueleto humano, a coluna Claudia Meireles conversou com especialistas para saber quais são as piores bebidas para o fígado, o coração e as artérias. Desta vez, chegou a vez de descobrir as opções que mais prejudicam o funcionamento dos rins, responsável por filtrar o sangue e manter o equilíbrio hídrico e de sais do organismo.
Leia também
- Neurocirurgião cita as bebidas mais prejudiciais para o risco de AVC
- Médica aponta tipo de bebida que é um “veneno para a longevidade”
- Médica lista chá popular que beneficia a digestão e a saúde do fígado
- Médico lista 2 suplementos que contribuem para o controle da glicose
Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o médico Rodrigo Braz, de Brasília, ressalta que as bebidas que mais afetam a saúde dos rins são as energéticas, por conter altas doses de cafeína e de açúcar, além de taurina e outros estimulantes.

4 imagens



“Os refrigerantes, especialmente os escuros, bebidas alcoólicas em excesso, sucos artificiais e opções muito açucaradas também são prejudiciais à saúde dos rins”, frisa o urologista.
Segundo o pós-graduado em cirurgia robótica pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, as bebidas mencionadas têm excesso de açúcar, sódio, cafeína, fósforo e aditivos químicos. “Essas substâncias sobrecarregam os rins, favorecem a formação de cálculos, alteram a pressão arterial e prejudicam a filtração renal ao longo do tempo”, cita.
Na avaliação do especialista, não é necessário eliminar o consumo totalmente dessas bebidas, mas a ingestão deve ser “ocasional”. “Para a saúde dos rins, a melhor escolha diária continua sendo a água, além de uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis”, enfatiza Rodrigo Braz.
Getty Images

O urologista explica sobre consumir ocasionalmente essas bebidas