Um roteiro de viagem por Recife, cenário de "O Agente Secreto"
Muita história
No último domingo (12), o filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, ganhou o Globo de Ouro nas categorias de melhor filme em língua não inglesa e a estatueta de melhor ator em filme de drama foi para Wagner Moura.
Ator e diretor fizeram história levando os prêmios e quebrando um jejum de 27 anos com o filme que foi gravado em Recife, capital de Pernambuco e uma das cidades mais bonitas do nordeste brasileiro. A as principais cenas do personagem central, o professor universitário, Marcelo, foram ambientadas em Recife. Em plena ditadura dos 1970, o personagem de Wagner Moura deve fugir para se salvar da repressão.
Conheça um pouco de Recife como cenário de “O Agente Secreto”
O Parque Treze de Maio fica no bairro Santo Amaro, região central de Recife. O local tem aproximadamente 3.700 metros quadrados, segundo a prefeitura e várias fontes de água com patinhos e vegetação decorativa. Foi lá que gravaram a cena do surubão que acontece no filme. Atualmente, a praça tem uma área para crianças com ponto de leitura.
O Cinema São Luiz é um cinema de rua no formato cinema-teatro localizado no bairro Boa-Vista, na Rua Aurora, número 175. O local é um cinema de rua muito tradicional na cidade. Foi inaugurado em 1952 e passou por reformas em 2008 e foi tomabo no mesmo ano pelo Governo do Estado de Recife. O cinema ocupa os 4 primeiros andares do edifício Duarte Coelho e conserva o estilo arquitetônico Art Déco.
O Ginásio Pernambucano é uma instituição pública de ensino médio e técnico que foi fundada no dia 1º de setembro de 1825, logo após a Confederação do Equador, quando Pernambuco ainda era província administrada pelo presidente José Carlos Mairynk. Naquela época, o local se chamava Liceu Provincial de Pernambuco e só aceitava meninas. Só em 1955 a entrada de estudantes do gênero feminino foram permitidas.
Atualmente, o Ginásio Pernambucano é colégio público mais antigo em atividade do país e funciona no mesmo prédio em que foi fundado, mas o local já passou por reformas. Personalidades famosas da cultura brasileira estudaram no local como: Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Celso Furtado, Assis Chateaubriand e até o ex-presidente da república, Epitácio Pessoa.
Algumas salas foram utilizadas para gravar as cenas em que o personagem de Wagner Moura chega na repartição pública. Corredores e o pátio interno da unidade foram usados como locação para outras cenas de emoção do longa.
Chá Mate Brasília é uma das lanchonetes mais antigas de Recife, inaugurada em 1984, localizada na Rua Siqueira Campos, nº 279, bairro Santo Antônio. A estética do local foi usada como ambiente para as cenas que antecedem momentos de suspense. Além disso, a rua do estabelecimento é cheia de bares e também serviu como cenário para uma das cenas de perseguição mais emocionantes do longa.
Leia também
Resort, hotel, hostel ou pousada? Entenda qual é a melhor opção
Parque Nacional do Iguaçu alerta para venda de ingressos falsos
Cume no Cerro Plomo
Rua da União e a Rua do Riachuelo possuem uma estética de época com casas e prédios pequenos em estilo antigo. Lá foram gravadas algumas cenas de perseguição do personagem e da chegada dos policiais na delegacia. Outras cenas de perseguição do Edifício Tereza Cristina a Vila Santo Antônio, o Edifício Ofir e o antigo prédio do Jornal Folha de Pernambuco.


