Assine a newsletter
Trump diz que guerra na Ucrânia pode ‘acabar em semanas’ após encontro com Macron
Divulgação
Brasil/Mundo

Trump diz que guerra na Ucrânia pode ‘acabar em semanas’ após encontro com Macron

Istoé com ANSA

Após uma reunião virtual com líderes do G7, os presidentes dos Estados Unidos e da França, Donald Trump e Emmanuel Macron, respectivamente, discutiram a guerra da Ucrânia em uma cúpula bilateral realizada nesta segunda-feira, 24, em Washington, data em que o conflito completou três anos.

O republicano mencionou durante o encontro com seu homólogo francês que a União Europeia “fornecerá garantias de segurança”. Já Macron confirmou que o continente está pronto para se tornar um parceiro de defesa mais forte.

O líder europeu disse para o americano que espera um envolvimento “firme” dos EUA para garantir a paz em Kiev, além de ter defendido que os ucranianos devem estar presentes nas negociações de paz com os russos.

Trump foi claro ao afirmar que a guerra na Ucrânia pode terminar em apenas “algumas semanas”. O magnata complementou que Vladimir Putin, presidente da Rússia, aceitará tropas europeias de manutenção da paz em solo ucraniano.

O americano confirmou que se encontrará em breve com Putin e com o mandatário da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sem dar mais detalhes em relação ao assunto. O encerramento da guerra foi uma promessa de Trump na campanha para retornar à Casa Branca e, conforme internacionalistas ouvidos pela IstoÉ, seu papel é fundamental para as perspectivas do conflito chegar a uma resolução.

Istoé com ANSA

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas