
Tornado faz casa ser arrastada pelo vento e parar em cima de carro em SC
Tornados são redemoinhos de vento formados na baixa atmosfera, apresentando-se com características de nuvens escuras, de formatos afunilados
O município Barra Bonita, em Santa Catarina, enfrentou queda de granizo e uma tempestade causada por um tornado no sábado (20/9). Essa condição de instabilidade fez com que telhados fossem destruídos e árvores caíssem. Em uma das ocorrências, uma casa foi arrancada pelo vento e parou em cima de um carro.
Segundo a Defesa Civil estadual, intensas instabilidades se desenvolveram no Extremo Oeste e Oeste de Santa Catarina devido à intensificação de uma baixa pressão no interior do continente e pelo reforço do calor.
Granizo registrado entre São Miguel do Oeste e Barra Bonita, em Santa Catarina(foto: Coordenadoria Regional de Defesa Civil de São Miguel do Oeste)
"As instabilidades avançam pela fronteira com a Argentina e ganham intensidade próximo às cidades de São Miguel do Oeste e Barra Bonita, onde houve registro de queda de granizo e danos por conta da passagem de um tornado, caracterizando a ocorrência de uma tempestade severa na região", disse a Defesa Civil.
O que são tornados?
Tornados são redemoinhos de vento formados na baixa atmosfera, apresentando-se com características de nuvens escuras, de formatos afunilados, semelhantes a uma tuba, que descem até tocar a superfície da terra, com grande velocidade de rotação.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), os tornados são formados pela redução súbita na pressão em certos pontos de sistemas convectivos, o que faz com que o ar passe a girar ao redor dos pontos onde a pressão é inferior.
Devido à intensa rotação, ocorre a formação de um cone que descende das nuvens. Antes de tocar o solo, essa formação recebe o nome de nuvem funil. Após o contato com o chão, considera-se o evento como um tornado.