Assine a newsletter
‘Todo mundo sabe o que ele fez’, diz Lula sobre Bolsonaro
Divulgação
Política

‘Todo mundo sabe o que ele fez’, diz Lula sobre Bolsonaro

Redação com web

O presidente Lula afirmou que não comentará a decisão do STF sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro, ressaltando que o ex-presidente teve amplo direito de defesa e que o processo seguiu seu curso. Bolsonaro foi detido após violar a tornozeleira eletrônica e apresentar risco de fuga, segundo o ministro Alexandre de Moraes. Lula também respondeu às críticas de Donald Trump, dizendo que o Brasil é soberano e que a Justiça brasileira decide seus próprios casos.

Ao ser questionado sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo, 23, que não comenta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A primeira coisa é que eu não faço comentário sobre decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão. Ele foi julgado. Ele teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento”, afirmou o presidente.

“Então, a Justiça decidiu, está decidido. Ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou. E todo mundo sabe o que ele fez”, disse Lula a jornalistas após encontro da Cúpula de Líderes do G20, em Joanesburgo, na África do Sul.

Bolsonaro foi levado no sábado à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, no sábado, 22, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, por risco de fuga durante sua prisão domiciliar. O ex-presidente tentou romper sua tornozeleira eletrônica, e seu histórico apontava para uma possível rota de fuga por meio de embaixadas próximas à sua casa, como indicou Moraes em seu despacho.

Bolsonaro foi condenado em setembro a 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado após a derrota na eleição de 2022, e o cumprimento da sentença é iminente, já que a fase de recursos chegou ao fim.

A decisão de Moraes ocorreu após o senador Flávio Bolsonaro ter convocado uma “vigília” na frente do condomínio onde mora o ex-presidente, que é seu pai, o que poderia dificultar uma eventual prisão nos próximos dias, segundo alega o ministro.

Sobre reação de Trump

Lula também reagiu ao comentário do presidente americano, Donald Trump. Ao ser questionado sobre a prisão, o republicano disse que não tinha ficado sabendo da notícia e lamentou a decisão: “Uma pena”.

“Não tem nada a ver. O Trump tem que saber que nós somos um país soberano, que a nossa Justiça decide. E o que está decidido aqui está decidido”, disse Lula.

No pedido de prisão, Alexandre de Moraes cita a proximidade de Bolsonaro e Trump e sugere que a embaixada dos Estados Unidos poderia ser procurada em uma possível tentativa de fuga. O ministro também cita os deputados Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro, aliado foragido e filho do ex-presidente que estão nos Estados Unidos, como evidências de um risco de fuga do ex-presidente.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil criticou a ordem de Moraes como uma medida “provocativa e desnecessária” e voltou a atacar o ministro.

Redação com web

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas