
Terremoto de 7,3 atinge Passagem de Drake
Sismo foi registrado nesta quinta-feira (21) entre América do Sul e Antártica, com epicentro próximo à Terra do Fogo
Um terremoto de magnitude 7,3 foi registrado na noite desta quinta-feira (21) na Passagem de Drake, região localizada entre a América do Sul e a Antártica, segundo o Centro de Geopesquisa GFZ Helmholtz, da Alemanha.
O epicentro do tremor ficou a 706 quilômetros a noroeste da cidade de Tolhuin, no arquipélago argentino da Terra do Fogo, em profundidade de 10,8 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. A profundidade do tremor, é considerada relativamente rasa.
Alerta no Chile
Após o registro, a Hidrográfica e Oceanográfica da Marinha do Chile (SHOA) anunciou risco de tsunami. “ Há ameaça de tsunami para a costa do Chile ”, informou o órgão em nota oficial.
A Secretaria Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (SENAPRED) também emitiu aviso, pedindo à população que deixasse as áreas litorâneas.
Revisão da magnitude
Inicialmente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos havia indicado magnitude 8,0, mas o valor foi corrigido para 7,5 após novas análises.
Enquanto isso, o Centro de Geopesquisa GFZ Helmholtz, da Alemanha, registra 7,3. Esse valor é calculado usando a média de várias medições de estações de monitoramento, segundo o centro de pesquisa.
Cancelamento do alerta
O Centro de Alerta de Tsunamis da agência meteorológica dos Estados Unidos informou em seguida que não havia mais perigo. “ Não há mais ameaça de tsunami decorrente deste terremoto ”, destacou em comunicado.
Leia também
STF aguarda resposta 'convincente' de Bolsonaro até as 20h34
Homem morre após infecção rara por ameba no cérebro
Irmãos Menendez iniciam audiências para liberdade condicional
Monitoramento
As autoridades ressaltaram que cada país deve avaliar os riscos locais e divulgar informações adicionais.
Até o momento, não há registro de vítimas ou danos relacionados ao tremor.