Assine a newsletter
Tenente da PM de AL que faleceu no DF foi socorrido a menos de 5 m do fim da prova; veja o percurso
Foto: Reprodução
Polícia

Tenente da PM de AL que faleceu no DF foi socorrido a menos de 5 m do fim da prova; veja o percurso

G1 Al

Segundo a corporação, o militar realizava prova de "Administração e Controle de Pânico" quando teve um mal súbito. Abraão Taveira faleceu na última sexta-feira, após 10 dias de internação em UTI.

O tenente Abraão Taveira, da Polícia Militar de Alagoas, precisou ser socorrido a menos de 5 metros do fim da prova que realizava no Curso de Cinotecnia, no Distrito Federal. Uma ilustração do Corpo de Bombeiros do DF, à qual o g1 teve acesso nesta terça-feira (12), mostra o percurso que o militar tentava concluir. Taveira ficou 10 dias internado na UTI, mas faleceu na última sexta-feira (8).

O curso de preparação de cães era organizado pela Polícia Militar do Distrito Federal e teve uma das instruções coordenada pelo Corpo de Bombeiros. Foi justamente nessa etapa que o militar sofreu o acidente ao ficar desacordado.

Os bombeiros afirmam que o treinamento foi realizado de acordo com os protocolos de segurança. O advogado da família de Taveira, no entanto, contesta essa versão e diz que o local não possuía ambulância, o que seria obrigatório para sua realização.

"Eles passaram 30 minutos tentando reanimá-lo e nem ambulância lá tinha, o que deveria ter em um treinamento. O médico socorrista quando chegou aplicou nele uma injeção de adrenalina para ele poder voltar", disse o advogado Napoleão Júnior.

O Corpo de Bombeiros do DF rebate o questionamento sobre a falta de ambulância. Por meio de nota, a corporação informou que o tenente sofreu um mal súbito, que já estava em parada cardiorrespiratória quando foi retirado da manilha e que foi "prontamente assistido por militares de emergência médica que estavam na ambulância presente durante toda a instrução".

Taveira era comandante do canil do Bope em Alagoas. De acordo com os participantes do curso, a instrução guiada pelos bombeiros "não agrega em nada" e alguns falam em "tortura". Segundo militares, além do policial de Alagoas, outros também se feriram durante a instrução.

Trajeto da prova 'Administração e Controle de Pânico'

Tenente da PM de Alagoas Abraão Taveira se feriu em treinamento no DF — Foto: Arquivo pessoalTenente da PM de Alagoas Abraão Taveira se feriu em treinamento no DF — Foto: Arquivo pessoal

Segundo os bombeiros do DF, a atividade compreendia uma série de etapas que os alunos tinham que seguir.

A parte principal da atividade envolvia a recuperação de um objeto lançado em um poço com uma profundidade de 2 metros. Outra parte, consistia em atravessar uma série de manilhas sem a presença de água. O trajeto tinha 53 metros, ao todo. O percurso dentro das manilhas variava de 5 a 13 metros.

Ao g1, os militares explicam que não havia um tempo específico estipulado para a travessia de cada manilha, mas que "esperava-se que a atividade fosse realizada de maneira rápida e que o tempo necessário dependia de vários fatores, como a agilidade e o tamanho do aluno, bem como a possível ocorrência de pânico devido ao ambiente confinado".

De acordo com a corporação, os instrutores monitoravam a atividade por meio de contato verbal e visual com os alunos.

O percurso de Taveira até precisar ser socorrido

Mapa dos Bombeiros mostra que tenente Taveira passou mal na etapa final da prova — Foto: CBDF

Mapa dos Bombeiros mostra que tenente Taveira passou mal na etapa final da prova — Foto: CBDF

  • Primeiro atravessou as manilhas do ponto 1 ao 5

  • No ponto 5, realizou a atividade que consistia em retirar da água um manequim, simulando uma vítima submersa

  • Durante a travessia do ponto 5 ao ponto 6 (no local indicado pelo ponto vermelho), apresentou mal súbito

Os bombeiros informam que a equipe de segurança percebeu que algo tinha acontecido quando Taveira deixou de se comunicar.

A Polícia Militar de Alagoas criou uma comissão para acompanhar as investigações.

Homenagens e Cortejos

Corpo de tenente do Bope morto em treinamento chega em Maceió

Corpo de tenente do Bope morto em treinamento chega em Maceió

O corpo do tenente da Polícia Militar de Alagoas chegou ao Aeroporto Zumbi dos Palmares no domingo (10) e seguiu em cortejo para a Academia da Polícia Militar, em Maceió, onde ocorreu uma homenagem com honras da Polícia Militar do Estado.

O corpo de Abraão seguiu pelas ruas da capital em um veículo oficial do Corpo de Bombeiros. O enterro aconteceu em Garanhuns (PE), cidade natal do militar.

Apaixonado pela família, por cachorros, futebol e pela Polícia Militar, o tenente Taveira estava na PM-AL desde 2016 e após o Curso de Formação de Oficiais (CFO) foi declarado Aspirante da Turma 2018.

A morte de Taveira ganhou repercussão e foi bastante sentida pelos colegas de farda, que chegaram a prestar homenagem ao militar um dia antes dele morrer, no desfile de 7 de setembro em Maceió.

Instituições também homenagearam o comandante do Bope e postaram mensagens de pesar nas redes sociais. O profissionalismo e a dedicação de Taveira durante os sete anos que atuou na Polícia Militar foram destacados nas notas.

Militares do Bope da PM de Alagoas homenagearam o tenente Taveira no desfile de 7 de setembro em Maceió — Foto: Ascom/PMAL

Militares do Bope da PM de Alagoas homenagearam o tenente Taveira no desfile de 7 de setembro em Maceió — Foto: Ascom/PMAL

G1 Al

Notícias relacionadas